Lucro e prejuízo constituem um conceito importante para alunos do ensino fundamental. Esses tópicos de aprendizado permitem que eles aprendam operações aritméticas com inteiros, e ao mesmo tempo, desenvolvem um espírito empreendedor. Analisando os cenários que envolvem a compra de produtos e serviços para sua respectiva entrega, os alunos determinam se acabarão com o dinheiro após realizar o pagamento dos produtos necessários para gerenciar o negócio. O lucro é o rendimento (inteiro positivo) restante depois do custo dos materiais (e outras contas) utilizadas para vender o serviço ou produto. Um prejuízo (inteiro negativo) ocorre quando as contas são maiores que a receita adquirida do consumidor.
Instruções
-
Traga doces para aula e diga os alunos quanto você pagou por cada um (R$ 1,50). Explique a eles que isso é um gasto ou despesa.
Loading... -
Dê a um aluno (cliente) dinheiro ilustrativo para comprar seus doces. Peça a ele para ser o consumidor que comprará o seu doce (empreendedor). Explique os papéis na aula.
-
Cobre R$ 2,25 do aluno pelo doce e pergunte à classe se você fez um lucro depois do pagamento (vendedor) de quem o comprou. Os alunos devem dizer "Sim, você obteve R$ 0,75".
-
Explique que o lucro é R$ 0,75. Explique e escreva:
Lucro = Receita - Despesas.
R$ 0,75 (dinheiro que sobrou após o pagamentos das contas) = R$ 2,25 (quantia cobrada do cliente) - R$ 1,50 (quantia paga ao vendedor).
-
Troque o cenário para que ocorra um prejuízo. Peça que seus alunos criem um cenário com uma sentença matemática correspondente.