×
Loading ...

Elementos do drama em uma peça de teatro

Embora haja muitos elementos do drama em uma peça de teatro, eles podem ser resumidos a esses setes: montagem, enredo, conflito, humor, tema, personagem e comunicação. Um drama eficaz equilibra todos esses elementos com precisão e criatividade. Os subelementos recorrentes como transições, convenções, contraste, símbolos e muitos outros existem dentro de cada um desses sete elementos básicos do drama, mas não são listados independentemente como elementos primários do drama nessa investigação.

Os elementos básicos do drama podem ser encontrados em qualquer peça de teatro (K-King Photography Media Co. Ltd/Lifesize/Getty Images)

Montagem

A montagem é o meio no qual a peça acontece. Uma boa montagem sem dúvida contribui para o drama de uma peça. Espetáculo, efeitos especiais, maquiagem, penteados, iluminação, cenografia, adereços e figurino, todos os elementos da montagem, ajudam a elevar as ilusões dramáticas e a intensidade de uma peça.

Loading...

Enredo

O enredo é a trama e o suporte principal de uma representação. Embora algumas peças lidem mais com os sentimentos dos personagens do que com o enredo, há sempre um amplo contexto, ou trama, onde esses sentimentos e os personagens existem. Se isolados, eles não podem ser tão dramáticos ou eficazes como seriam dentro de um contexto apropriado de uma história. Assim como em um romance, o enredo de uma peça deve incluir uma introdução, conflito, clímax, resolução e desfecho. O enredo proporciona as forças externas que afetam um personagem, desta forma criando a premissa dramática da peça.

Conflito

O conflito é a tensão que existe em uma peça entre personagens, dentro de personagens ou entre um personagem e uma força externa. Até mesmo em uma cena boa de amor há conflito — seja ele o argumento de quem ama mais quem ou as barreiras que cercam os amantes, talvez impedindo-nos de ficarem juntos. Os personagens podem parecer concordarem um com o outro, mas deve haver pelo menos uma tensão entre eles para acontecer um fundo conflituoso, intenções ou desejos a fim de ter uma cena dramática.

Humor

O humor é a atmosfera e a sensação total de uma peça. Música, gênero e público são apenas alguns dos subelementos do drama que contribuem para o humor de uma peça. O humor existe independentemente se você está consciente dele ou não. É melhor se você usar esses elementos para controlar e criar o humor desejado, assim criando o efeito dramático esperado.

Tema

Como o humor, os temas desenvolvem-se esteja você ciente deles ou não. Um tema é a ideia central ou as ideias em um texto ou representação. Um bom dramaturgo estará ciente dos temas e garantirá que eles estejam forte e firmemente entrelaçados no enredo e nos personagens. Um bom diretor assegurará que todos os outros aspectos da peça permaneçam consistentes com os temas como foi esquematizado pelo dramaturgo.

Personagem

O personagem é o veículo primário de ação e linguagem em uma peça. Ele é uma personalidade desenvolvida na peça. Suas emoções e experiências são o que tornam a peça cômica, dramática, aventureira, trágica, romântica ou heroica.

Comunicação

A comunicação é o que é expressado no esquema da montagem, na interação entre personagens com os outros e na interação de tudo isso com o público. Diálogo e ação são os subelementos da comunicação. Eles ajudam a criar um ânimo dramático para a peça.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...