Características do gênero drama
Comstock Images/Comstock/Getty Images
O drama tem a intenção de refletir o comportamento e ação humanas, em meio a crise e a vida cotidiana. Vários gêneros existem dentro de drama, cada um com seus próprios métodos de contar histórias, tipos de personagens e abordagem dramática. Há quatro principais gêneros de drama: a tragédia, comédia, melodrama e tragicomédia. Compreender as características desses gêneros cria uma compreensão básica das influências e tipos de teatro que está sendo produzido hoje.
Tragédia
A tragédia trata de uma ação grave em que as consequências são de grande magnitude para os personagens envolvidos. Este gênero conta a história através da ação, em vez da narrativa. Na maioria das vezes, lida com problemas profundos que são universais para a experiência humana. O herói trágico, ou protagonista, muitas vezes tem uma falha trágica que causa sua ruína, geralmente arrogância ou muito orgulho. O protagonista percebe a gravidade da falha muito tarde, o que leva à queda inevitável. A ação da tragédia se destina a preencher o público com medo e pena, enquanto a história ocorre; no entanto, na conclusão da trama, a intenção é que a plateia deixe o teatro elevada e iluminada sobre os eventos se desenrolaram através da peça.
Comédia
Comédia representa o sentido de renovação e renascimento, por esta razão este gênero tradicionalmente termina em um casamento e com a expectativa de uma futura geração. A dor e a pena projetada por uma tragédia é substituído por absurdo e intelecto na comédia. Personagens se comportam de maneiras cômicas e absurdas, que serve como um espelho para a sociedade que incentiva comportamentos corretivos. Comédias românticas apontam para as pessoas os absurdos cometidos no amor, que geralmente levam a uniões ingênuas. As comédias escuras, por outro lado, deixam o público com uma verdade obscura, apresentada com uma seriedade bem humorada e sarcástica.
Melodrama
Em um melodrama a tragédia ou o problema é causado por forças além do controle do protagonista. Ele se diferencia de tragédia, porque a personagem protagonista não assume a responsabilidade pela ação, tampouco se sente culpada. Na verdade, ela é muitas vezes vítima da circunstância. O melodrama tem claramente distinguidos personagens boas e más. Estas tramas têm um final com uma sentença moral rigorosa que recompensa o bem e pune o mal de uma forma adequada.
Tragicomédia
A tragicomédia tenta retratar personagens e a vida da forma mais realista. A peça, personagens e enredo não são absolutos, mas imparciais. Uma personagem muda de ideia e age fora do esperado e termina a trama de forma imprevisível. Tragicomédias são destinadas a mostrar a complexa dinâmica das relações humanas e que a sociedade está em um fluxo constante de mudança. Como o nome sugere, estas peças apresentam uma completa mistura de tragédia e comédia.
Mais Artigos
Referências
Sobre o Autor
Based in Victoria, British Columbia, Sebastian Malysa began his writing career in 2010. His work focuses on the general arts and appears on Answerbag and eHow. He has won a number of academic awards, most notably the CTV Award for best proposed documentary film. He holds a Master of Arts in contemporary disability theater from the University of Victoria.
Créditos Fotográficos
Comstock Images/Comstock/Getty Images