Como emendar o arame de uma cerca elétrica

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O fio eletrizado ou cerca elétrica consiste em uma malha de filamentos sintéticos e não condutivos com diversos fios de aço inoxidável muito finos. Esses fios carregam a carga elétrica, enquanto os filamentos sintéticos de cor branca ou clara aumentam o diâmetro e, consequentemente, a visibilidade da cerca. A cerca elétrica é mais propensa a se quebrar que um arame de metal de diâmetro equivalente. Quando ela se partir, junte os pedaços amarrando-os com um nó ou usando uma emenda para arame de encaixe duplo (para ligar dois pedaços).

Emendar com um nó

Passo 1

Corte quaisquer bordas que estejam danificadas nas pontas do arame. Certifique-se de que os pequenos fios condutivos não estejam quebrados e estenda-os para fora das novas pontas cortadas.

Passo 2

Junte e amarre as duas pontas com um nó de aventureiro (offset knot). Para fazê-lo, segure as duas pontas do arame juntas, lado a lado, para formar um pedaço de 15 cm de comprimento. Amarre esse pedaço com um nó simples ao formar uma volta com a ponta, passá-la por dentro da volta e puxá-la para prender bem. Você deve ter pelo menos mais alguns centímetros sobrando nas pontas cortadas.

Passo 3

Separe os arames de aço das fibras sintéticas de ambas as pontas do arame da cerca. Junte e enrole as duas pontas utilizando seus dedos ou um alicate. Entortá-las juntas garante uma boa conexão elétrica entre os cabos emendados.

Emendando com uma trava para ligar dois arames

Passo 1

Corte as bordas danificadas das pontas do arame elétrico. Certifique-se de que os fios de aço condutores estejam intactos em todas as partes nas pontas.

Passo 2

Dê uma volta com uma ponta do arame elétrico ao redor de um dos parafusos na metade inferior da emenda dupla e segure-o no local com seus dedos. Dê uma volta com a outra ponta solta do arame ao redor do segundo parafuso na metade inferior dessa emenda.

Passo 3

Coloque a metade superior da emenda por cima das voltas de modo que o arame fique fixado entre as duas metades. Alinhe os parafusos da metade inferior da peça com os buracos correspondentes da metade superior.

Passo 4

Aperte os parafusos com uma chave de boca ajustável para prender firmemente o arame elétrico dentro da emenda para cabos. Algumas delas utilizam grandes parafusos que podem ser apertados com uma chave de fenda.

Passo 5

Recorte o excesso de arame que sai da emenda, se desejar, mas não corte-o muito próximo da peça (deixe cerca de 2,5 cm nas pontas torna a emenda mais segura).

Mais recentes

×