Como cortar mangueiras luminosas de LED

As mangueiras luminosas normalmente servem como realces e iluminações decorativas nas residências

Inga Nielsen/iStock/Getty Images

Muitos efeitos de iluminação decorativa podem ser alcançados usando mangueiras luminosas. Instaladas por trás de molduras de janelas, elas se tornam luzes escondidas, criando um brilho vivo no teto. Elas também podem ser colocadas por baixo ou acima de armários, servindo normalmente como uma iluminação festiva decorativa. Muitos projetos caseiros requerem que elas sejam cortadas em tamanhos personalizados, o que só pode ser feito em intervalos precisos — que variam de acordo com o tipo de mangueira usada — normalmente a cada 45 cm, 60 cm, 90 cm ou um metro.

Step 1

Localize a marcação de corte mais próxima, normalmente indicada por uma linha pontilhada ou um símbolo de tesoura, de acordo com o comprimento de mangueira necesária. Procure dois fios pequenos em cada lado da marca, garantindo que o corte fique entre cada um deles, na linha ou bem próximo a ela.

Step 2

Use um estilete, um alicate de corte ou uma tesoura para fazer um corte reto e limpo através da mangueira luminosa.

Step 3

Prenda o conector no fio elétrico inserindo os dois pinos do conector nos dois orifícios da extensão. Firme as duas peças passando o anel preso no lugar.

Step 4

Abra os frisos plásticos presos ou separe a tampa de compressão do parafuso no conector, dependendo do modelo. Deslize a tampa ou a porca plástica sobre a mangueira luminosa e alinhe os pinos com os fios dentro dela. Coloque os pinos delicadamente nos orifícios de fio na mangueira, garantindo que fiquem conectados com eles.

Step 5

Ligue a extensão rapidamente em uma tomada normal para garantir que os pinos e os fios estejam conectados. Desligue a extensão e aparafuse a tampa ou a porca no lugar, para prendê-la na mangueira.

Step 6

Coloque o acabamento de ponta na outra extremidade da mangueira luminosa para vedar os orifícios do fio. Ligue a extensão novamente na tomada.

×