Como empilhar pneus para fazer uma parede de retenção

••• George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Um muro de contenção é uma efetiva forma de controlar a movimentação do solo e a erosão ao redor de casas, árvores e jardins. Normalmente construído com tijolos ou blocos pesados, as paredes de contenção podem custar milhares de reais para serem estruturadas e instaladas. Os pneus reciclados são ferramentas úteis de construção e, quando empilhados e estabilizados, se tornam uma alternativa aceitável de comercialização de muros de contenção.

Passo 1

Limpe o chão, retirando todas as pedras grandes, ramos e lixo de jardim. Deixe as pedras de lado, pois serão usadas para estabilizar os pneus.

Passo 2

Corte uma quantidade de pneus pela metade e os deixe de lado. Esses pneus pela metade irão preencher os pequenos espaços à medida que você for montando seu muro.

Passo 3

Coloque deitada no chão uma fileira de pneus lado a lado para formar a base do muro. Preencha o espaço interno de cada pneu com pedras e terra, e calce a terra com uma calçadeira. Adicione mais terra dentro de cada pneu para deixá-lo mais compacto até que o centro dele esteja no nível da superfície.

Passo 4

Empilhe uma segunda fileira de pneus em cima da primeira, centralizando o primeiro pneu sobre a junção entre o primeiro e o segundo da fileira de base. Escalonando os pneus dessa maneira, adicionará força e estabilidade ao muro. Preencha e calce a segunda fileira de pneus.

Passo 5

Adicione uma terceira fileira sobre a segunda. Apoie o pneu do topo de cada ponta do muro, colocando metade de um pneu no espaço entre a primeira e a terceira fileira. Preencha a fileira mais alta, empurrando para baixo firmemente com a calçadeira.

Passo 6

Repita os passos 4 e 5, empilhando os pneus até a altura necessária para o seu muro.

Mais recentes

×