Como encontrar paralelismo nos Salmos

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A poesia da Bíblia hebraica utiliza paralelismo para destacar pensamentos e acrescentar equilíbrio nos versículos, relacionando-os uns com os outros. Os três principais recursos usados nos Salmos são sinonímia, antítese e síntese. O Bispo Robert Lowth cunhou o termo "paralelismo" quando descobriu as três principais categorias no início dos anos de 1750.

O que você vai precisar

Passo 1

Procure por paralelismo sinônimo na segunda linha de um versículo que expresse ideias similares aos pensamentos e declarações do primeiro. Exemplos podem ser achados em Salmos 19:1 e 24:2.

Passo 2

Encontre paralelismo antitético em versículos onde um pensamento expresso na primeira linha contrasta na próxima linha com uma verdade oposta. Veja Salmos 1:6.

Passo 3

Descubra paralelismo sintético em versos que tenham na segunda linha informações contidas no primeiro. Veja Salmos 119:11.

Passo 4

Procure paralelismo climático onde a ideia da primeira linha constrói o clímax para os versículos seguintes. Leia Salmos 8:3-4, para verificar a progressão.

Passo 5

Descubra o paralelismo quiástico em versículos nos quais os pensamentos se alternam em recurso poético ABBA: a primeira linha se relaciona com a quarta e a segunda com a terceira. Observe Salmos 91:14.

Mais recentes

×