Como não enrugar o papel ao pintar aquarela

••• Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

O papel é uma superfície adequada para pintar com aquarela, com giz pastel e tinta acrílica e é mais barato comparado à tela e ao papel cartão, mas sua principal desvantagem é que adquire "rugas" ao pintar. O que pode acontecer também caso não guardado apropriadamente. Porém com uma preparação mínima, antes de pintar, você pode prevenir esse tipo de inconveniência. Lembrando que, o posterior armazenamento da sua pintura é essencial para evitar que o papel fique enrugado.

O papel

Passo 1

NA/AbleStock.com/Getty Images

Escolha um papel de qualidade para os seus projetos de pintura, o ideal seria que seu papel pesasse mais de 60 kg/m², para que ele fique menos propenso a enrugar. Papéis mais pesados, de 135 kg/m², são mais resistentes aos efeitos da tinta e da água.

Passo 2

Molhe seu papel com uma esponja úmida ou um pedaço de pano, como uma alternativa, mergulhe o papel na água e coloque-o em sua mesa. A umidade vai fazer com que o papel adira à superfície da mesa.

Passo 3

Grampeie o papel à superfície na qual você vai trabalhar, para que ele não fique solto enquanto você pintar, faço isso primeiro na parte de cima central do papel e escolha grampear, outra vez, na parte direita ou esquerda do papel. Permita que o papel seque antes de começar a pintar, ele irá encolher.

Passo 4

Use pouca água ao pintar para não encharcar a folha. Misture e dilua as cores em uma palheta e pinte as cores desejadas no seu papel. Se alguma área ensopar, use o lenço de papel para absorver o excesso. Caso queira algum tom pastel, experimente pingar apenas algumas gostas de água na pintura e espalhe a água com um pincel para obter um efeito de aquarela.

Passo 5

Jupiterimages/Creatas/Getty Images

Permita que a pintura seque antes de retirar os grampos, corte as extremidades do papel para descartar os buracos criados pelos grampos.

Passo 6

Armazene a pintura entre duas folhas de papel cartão. Meça o tamanho do papel pintado e acrescente 2,5 cm em ambos lados dos papéis cartão. Mantenha-os sob uma pilha de livros pesados por uma semana. Depois, enquadre a pintura ou deixe-a armazenada entre os pedaços de papel cartão.

Mais recentes

×