Como ensinar uma criança a tocar bateria

••• Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images

A maioria das crianças gosta de tocar bateria e essa pode ser uma ótima maneira de desabafar para uma criança ativa. Mas ninguém quer ouvir apenas uma batida nos tambores. Reserve um tempo para ensiná-las ritmos simples e separação, praticando com as mãos e os pés antes mesmo de elas se sentarem em uma bateria.

Como ensinar uma criança a tocar bateria

Passo 1

Ensine seu filho a reconhecer a batida. Bata a sua mão direita junto com uma música simples e incentive-o a fazer o mesmo. Dançar e cantar junto com a música também ajuda a incutir um senso natural de ritmo.

Passo 2

Ensine seu filho a reconhecer o ritmo, assim que ele estiver crescido o suficiente para contar até quatro. Em uma música que está no tempo simples 4/4 — o que inclui quase todo o rock 'n roll e músicas infantis simples — conte o ritmo com o seu filho: 1-2-3-4, 1-2-3-4. Bata com a mão direita, juntamente com a batida que você está contando. A primeira batida é a número 1. Ensine seu filho a bater seu pé direito com a batida número 1 apenas. Ele ficaria assim: 1 (bate tanto a mão direita e o pé direito), 2 (bater apenas a mão direita), 3 (bater apenas a mão direita), 4 (bater a mão direita apenas). Repetir.

Passo 3

Adicione o contratempo. Em uma canção de 4/4, a batida número 3 é o contratempo. Toque o contratempo com a mão esquerda e pé esquerdo simultaneamente. Se isso for muito difícil no início, comece com apenas a mão esquerda. A batida agora se parece com: 1 (bater a mão direita e o pé direito), 2 (bater apenas a mão direita), 3 (bater a mão direita, a mão esquerda, e o pé esquerdo), 4 (bater apenas a mão direita).

Passo 4

Pratique essa batida com um lápis na ponta de uma mesa (ou colheres na ponta da mesa da cozinha) até que ela se torne natural, e incentive o seu filho a "tocar" com você. Uma vez que ele puder sentir as quatro batidas de uma música e puder executá-las da maneira descrita acima, é hora de deixá-lo se sentar em uma bateria de verdade.

Passo 5

Ajuste uma bateria padrão para que o pequeno baterista possa alcançar o pedal do bumbo com o pé direito e o pedal do chimbal com o pé esquerdo. Abaixe a caixa e os pratos do chimbal, se necessário, para que ele possa tocar a borda do chimbal com a baqueta da sua mão direita, e no centro da caixa com a baqueta da sua mão esquerda. Note que os braços serão cruzados na frente do seu corpo. Aperte a caixa totalmente e deixe o chimbal quase fechado. Dê-lhe as baquetas.

Passo 6

Toque o ritmo parecido com isso: 1 (mão direita bate borda do chimbal, pé direito pisa no pedal do bumbo), 2 (mão direita bate a borda do chimbal), 3 (mão direita bate na borda do chimbal, esquerda bate no centro da caixa, pé esquerdo pisa no pedal do chimbal), 4 (mão direita bate na borda do chimbal). A mão direita mantém todas as quatro batidas no prato do chimbal, acrescentando o pé direito no pedal do bumbo no tempo inicial e o pé esquerdo no chimbal no contratempo.

Passo 7

Toque uma música e deixe a criança experimentar. Se a transferência do ritmo para a bateria parecer terrível no início, volte ao básico e repita os passos de 1 a 4, mas sentado na bateria. Se ela puder tocar na borda do chimbal com a baqueta da mão direita em todas as quatro batidas, será um grande primeiro passo. Se ela puder apenas bater no tempo com o pé no pedal do bumbo na contagem de número 1, também será ótimo; ou pratique apenas as mãos, em seguida, adicione os pés. Os quatro componentes se unirão com o tempo.

Mais recentes

×