×
Loading ...

Como ensinar crianças a escrever uma fábula

Uma fábula é um conto, geralmente um tanto repetitivo ou estereotipado quanto à estrutura, cujo objetivo é ensinar uma moral. A maioria das fábulas conta com animais como personagens, comumente em papéis que combinem com o simbolismo representado por diferentes espécies. Por exemplo, as raposas costumam desempenhar o papel de traiçoeiras, os leões como ameaças (reais ou percebidas) e as formigas como trabalhadoras. Para ajudar as crianças a criar as suas próprias fábulas, deixe-as escolher uma lição que consideram importante e animais sobre os quais achem divertido escrever.

Instruções

Os coelhos nas fábulas são normalmente espertos, mas levianos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Explique que uma fábula é um conto cujo objetivo é ensinar uma lição de moral e geralmente apresenta animais como personagens. Se o tempo e lugar permitirem, leia para as crianças uma fábula divertida para servir de exemplo, e explique como os personagens ilustram a moral da história.

    Loading...
  2. Ensine-as a escolher uma lição que desejam passar nas suas próprias fábulas. Uma moral deve apresentar duas partes: uma ação ou hábito e o seu resultado. Para crianças mais novas, talvez seja necessário fornecer uma moral para que todas elas a ilustrem em suas histórias, como "o trabalho duro recompensa" ou "a gentileza constrói amizades".

  3. Explique que os personagens na história devem passar por situações que sejam paralelas à lição, combinando, mostrando o seu oposto ou ambos. Por exemplo, se a lição de moral desejada é "o trabalho duro recompensa", a história deve apresentar um personagem trabalhador que ganha com isso, um personagem preguiçoso que perde, ou ambos. Para esse projeto, peça para que as crianças criem uma história que combine com a moral, em vez de ser o contrário dela ou mostrar ambos os lados.

  4. Ajude-as a escolher um personagem principal que demonstre a verdade da moral escolhida. As crianças podem pensar em características, como trabalhador ou preguiçoso, e escolher um animal que elas acham que combina com essas qualidades.

  5. Guie os estudantes durante o processo de criar um rascunho das fábulas. Uma simples fábula tem três partes principais: o personagem principal demonstra um hábito, experiencia o resultado desse hábito e a moral deve ser empregada para enfatizar essa relação. Se uma criança sentir dificuldade em pensar em uma situação, ajude-o a lembrar das experiências que ele teve, e então traduza-as para o mundo das fábulas. Se um estudante não consegue se relacionar a uma moral, deixe-o escolher outra.

Loading...

O que você precisa

  • Livro de fábulas

Referências

Loading ...
Loading ...