O que é conflito ético?

Roubar para alimentar uma família faminta é um conflito ético comum

girl think image by Nenad Djedovic from Fotolia.com

Os conflitos éticos surgem quando alguém deve fazer uma escolha entre violar ou seguir um ou mais de seus princípios morais, levando a um paradoxo no qual nenhuma escolha traz a satisfação individual. Por exemplo, o conflito ético está no centro de situações em que um pai rouba comida para alimentar sua família faminta ou um empregado que mantém silêncio sobre a má conduta de alguém no local de trabalho a fim de salvar seu próprio emprego.

Explicação de um especialista

O professor aposentado Dr. Kelley Ross, do Los Angeles Valley College, afirma que a maioria dos conflitos éticos não têm uma resposta simples de certo ou errado. As teorias do dilema ético geralmente deixam de fora tanto o julgamento moral de uma ação quanto suas consequências.

Importância

Os dilemas éticos geralmente têm consequências potencialmente negativas para quem toma a decisão, especialmente quando se trata de trabalho. Se um gerente pede a um empregado que destrua provas, por exemplo, o empregado corre o risco de perder o emprego por desobediência ou, se seguir a ordem, pode estar cometendo um crime.

Conselho

A Loyola Marymount University sugere duas etapas principais na resolução de um dilema ético. Em primeiro lugar, analise os resultados possíveis da situação e os efeitos a longo e curto prazo de cada um. Segundo, compare as ações dos possíveis resultados e como eles se relacionam com os valores tradicionais, como a honestidade e o ato de não tirar vantagem das pessoas. Escolha a opção que menos comprometa esses valores.

eHow Brasil
×