Como ensinar rimas a crianças do jardim de infância

Rimar é uma importante habilidade pré-alfabetização

Polka Dot/Polka Dot/Getty Images

A habilidade de identificar rimas é uma importante habilidade pré-alfabetização. Crianças capazes de reconhecer rimas podem intuir que palavras são formadas por unidades de som, chamadas fonemas, o que é essencial para uma leitura e escrita fluentes. Aos cinco anos de idade, as crianças são geralmente capazes de entender rimas. Porém, é comum professores do jardim de infância encontrarem estudantes que ainda não aprenderam a perceber rimas e, infelizmente, alguns deles podem se atrasar em relação aos demais alunos em termos de desenvolvimento da linguagem e oratória. Para preparar melhor estes alunos para a alfabetização completa, os professores podem usar uma variedade de atividades divertidas a fim de introduzir e reforçar a habilidade de ouvir e produzir rimas.

Step 1

Leia uma rima infantil clássica para a turma. Uma vez que as crianças se familiarizarem com a versão inicial, anuncie que você irá fazer pequenas mudanças no texto. Substitua a palavra no final de uma linha por outra que rime com ela, mantendo os sons médios e finais enquanto muda apenas o começo. Por exemplo, leia: "marcha, soldado, cabeça de papel; se não marchar direito, vai preso pro hotel". Pause por tempo suficiente para que as crianças percebam as mudanças e parabenize-as.

Step 2

Ensine às crianças a letra de uma cantiga clássica com rimas, como "A Barata Diz que Tem". Quando a turma tiver aprendido a música, distribua instumentos musicais simples, como sininhos, triângulos e baquetas. Instrua as crianças para tocarem seus instrumentos sempre que ouvirem uma rima. Cante a música novamente usando os instrumentos para enfatizar as rimas e dê os parabéns às crianças por completarem o exercício.

Step 3

Prepare atividades simples com pastas de arquivos. Selecione quatro pares de rimas, como gato/rato, cão/mão, lua/rua e bolo/rolo. Abra uma pasta. Desenhe quatro imagens em uma coluna ao longo da borda interna esquerda da pasta. Cada um dos desenhos deve representar uma palavra de cada par de rimas. Na borda oposta, ilustre as demais palavras, em ordem aleatória. Instrua as crianças a ligarem os pares, conectando-os com pedaços pequenos de barbante. Distribua quatro ou cinco pastas pela classe, permitindo que as crianças trabalhem sozinhas ou em pequenos grupos.

Step 4

Coloque objetos pequenos e comuns em uma sacola ou caixa, como uma vela, um lápis, um copo e um dado. Acrescente um item para cada criança na sala e liste-os. Peça às crianças para se sentarem em um círculo. Passe a bolsa para o aluno à sua esquerda e diga uma palavra que rime com um objeto da bolsa. Por exemplo, se colocou uma vela na bolsa, diga "sela". A criança que estiver com a bolsa deve procurar dentro dela o objeto que rime com a palavra dita. Se ela tiver dificuldades, peça aos outros alunos para darem sugestões. Ao final do turno, passe a bolsa para o aluno seguinte e diga uma nova palavra.

Step 5

Escreva um poema com rimas junto com a turma. Prepare uma folha grande de papel quadriculado, junte as crianças no chão e anuncie a necessidade de um tópico para um poema em grupo. Faça um brainstorm com as crianças e guie-as para que selecionem um assunto significativo. Peça sugestões sobre como começar o poema. Conforme a turma progredir, considere as diversas propostas dos alunos, sempre chamando sua atenção para como alterações nas rimas mudam o significado e a direção do poema. Quando tiverem terminado, imprima cópias e distribua-as às crianças, sugerindo que cada uma ilustre a sua própria.

eHow Brasil
×