Como envernizar uma foto sobre uma madeira

••• Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Envernizar uma foto sobre uma madeira é um trabalho simples que pode ser executado num tempo relativamente curto. Para obter melhores resultados, utilize uma foto tradicional ao invés de uma impressão de computador, visto que a tinta pode borrar ou manchar. Para obtenção de um aspecto mais rústico, você poderá optar por escolher uma peça de madeira bruta.

Passo 1

Ajuste o tamanho da foto escolhida ao tamanho da peça de madeira, recortando onde for necessário. Plastifique a imagem para protegê-la de potenciais arranhões durante o envernizamento.

Passo 2

Escolha o verniz entre os diferentes tipos disponíveis nas lojas de artesanato. Você encontrará vernizes de secagem rápida, alto brilho, fosco e antirrisco.

Passo 3

Cole sua fotografia plastificada sobre a madeira, na posição desejada, utilizando um pedaço de fita adesiva dupla face. Isso impedirá que a foto deslize quando estiver sendo envernizada. Se necessário, você poderá substituir a fita por uma camada fina de cola branca, mas terá que esperar secar bem antes de começar a envernizar.

Passo 4

Aplique o verniz ou a laca com um pincel chato de cerdas duras. Faça isso rapidamente cobrindo a superfície com pinceladas longas, verticais e homogêneas, de cima para baixo. Espalhe o mais uniformemente possível, sem deixar bolhas ou espaços descobertos.

Passo 5

Espere o verniz secar. Aplique mais duas camadas do verniz, sempre esperando secar a camada anterior antes de aplicar a próxima.

Mais recentes

×