Como escolher um filhote de Shih-Poo

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O Shih-Poo é resultado de um cruzamento entre um Shih Tzu e um Poodle. É considerado um cão híbrido - ou o que costuma ser chamado de "vira-lata" ou "sem raça definida". No entanto, com as novas raças mistas entrando em cena, as pessoas estão dispostas a desembolsar R$1.000 reais ou mais por um cão de raça mista com um nome bonito. O Shih-Poo tem a inteligência de um Poodle e o temperamento afetuoso de um Shih Tzu.

Passo 1

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Decida que tipo de cão você quer. Se mora em um apartamento ou uma casa pequena, o Shih-Poo é ideal. Se não estiver procurando por um cão para acompanhá-lo em corridas e longas caminhadas, o Shih-Poo é perfeito. Se quiser um cão que adora colo e que vai segui-lo para todos o lados, considere esse tipo de cão. Ele é mais ativo do que o Shih Tzu, mas adora se aconchegar no colo de seu dono.

Passo 2

Procure um criador. Nunca compre um cão de um pet shop ou "fábrica de filhotes", onde a maioria dos pet shops adquirem filhotes para vender. Procure um criador bem estabelecido. Visite o local onde ele cria os cães e observe as condições de vida. Verifique se os canis, as tigelas de comida e água e as áreas onde ficam os animais estão limpas.

Passo 3

Observe o filhote que você estiver pensando em comprar. Veja como ele interage com o restante da ninhada. Você procura um cão cheio de vida, mas não agressivo. Segure-o no colo e interaja com ele para descobrir qual é o seu tipo de personalidade. Procure por um cão que busque interações e que queira ficar perto de você.

Passo 4

Examine a pelagem do filhote. O Shih-Poo costuma ter pelos mais curtos do que o Shih Tzu e ligeiramente ondulados, mas não tão crespos quanto o Poodle. Você vai precisar cuidar da pelagem do Shih-Poo com frequência. A pelagem é hipoalérgica e não solta muitos pelos.

Passo 5

Examine as características físicas. O Shih-Poo deve ter um focinho mais longo do que o do Shih Tzu. Evite filhotes com secreções no nariz. Examine os olhos. Se eles estiverem aquosos, não compre o filhote. Os olhos devem ser brilhantes e limpos. Passe a mão na barriga do cãozinho. Um filhote saudável será ligeiramente gordinho. Apalpe todo o corpo do animal. Se ele chorar quando você tocá-lo, alguma coisa obviamente está errada.

Passo 6

Leve o cão ao veterinário. A maioria dos criadores tem um contrato com um veterinário que garante um exame gratuito. Aproveite essa oportunidade e faça um exame completo no cãozinho.

Mais recentes

×