Como escrever em um cartão amarelo
Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images
Os árbitros usam cartões amarelos para impor a sua autoridade em um campo de futebol e alertar os jogadores indisciplinados que passarem dos limites. Antigamente, os juízes mostravam o cartão amarelo ao jogador, pegavam o relatório do jogo e anotavam as informações necessárias. No entanto, recentemente, modelos de cartões amarelos e vermelhos que podem ser escritos tornaram-se mais proeminentes. Esses permitem que árbitros mostrem o cartão e simplesmente virem-os para anotar a informação rapidamente e retomar a partida. Mudar para cartões que podem ser escritos é um processo razoavelmente simples.
Step 1
Adquira o cartão amarelo que tem uma superfície laminada ou revestida. Cartões com uma tabela de informações podem ser encontrados em muitas lojas de material esportivo e na Internet.
Step 2
Guarde o cartão amarelo com uma caneta marcadora ou de quadro branco, dentro do bolso frontal da camiseta de árbitro.
Step 3
Doug Pensinger/Getty Images Sport/Getty Images
Quando necessário, mostre o cartão para o jogador que cometeu a infração e anote as informações pertinentes (número da camiseta do jogador, tempo de jogo e infração) na parte de trás do cartão.
Step 4
Passe as informações do cartão amarelo para a súmula e entregue-a para a autoridade responsável pela partida.
Step 5
Apague as informações do cartão para deixá-lo pronto para a próxima partida. No caso de uma caneta de quadro branco, água será o suficiente para limpar o cartão. No caso de uma caneta marcadora, será necessário utilizar álcool ou acetona para limpar o cartão.
Dica
- As canetas de quadro branco limpam com facilidade, mas também podem borrar ou apagar quando estiverem no bolso ou se o suor cair sobre elas. Lembre-se de não perder qualquer informação importante sobre o cartão amarelo.
- Sempre carregue uma caneta reserva, caso a outra acabe a tinta.
- Os árbitros nas principais ligas utilizam cartões que são grafáveis, mas a maioria começou escrevendo diretamente no relatório. Tudo depende de uma questão de preferência.
- Não apague as informações no cartão até que ela seja passada para a súmula.
- Alguns modelos de cartões amarelos têm um espaço próprio para anotar gols e cartões vermelhos.
- Lembre-se de escrever de forma legível. Durante os jogos, é necessário identificar jogadores que recebem um segundo cartão amarelo, para que possam ser expulsos.
- Embora provavelmente não ocorra nenhum problema, verifique com a associação dos árbitros se existe alguma política em relação ao uso desse tipo de cartão amarelo.
Sobre o Autor
Based in California, Scott Levin has served as a writer and copy editor since 2000. His articles have appeared in the "Chico News & Review," "Wildcat Illustrated," the "Chico Enterprise-Record" and on websites such as The Sports Informant. Levin earned his Bachelor of Arts in journalism from California State University, Chico.
Créditos Fotográficos
Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images