×
Loading ...

Como escrever o primeiro capítulo de um romance

Todo escritor se esforça para elaborar a primeira frase de um romance para causar uma boa impressão para os leitores. As primeiras frases famosas, como "Era o melhor dos tempos e o pior dos tempos", de Charles Dickens, e "Era um dia frio e luminoso e os relógios marcavam treze horas", de George Orwell, ajudaram seus livros a se destacarem como clássicos. Embora a escrita da primeira frase possa ser trabalhosa, o primeiro capítulo é fundamental, pois ele pode atrair um leitor cético ou fazê-lo desistir de ler o livro e buscar outro cujo início seja mais interessante.

Instruções

Um obstáculo para escrever o primeiro capítulo de um romance é a elaboração da primeira frase (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Comece seu primeiro capítulo criando ramificações de vários caminhos diferentes a partir do ponto inicial. Crie vários rascunhos de sua primeira página para determinar qual o caminho que complementa sua visão para o livro inteiro. Por exemplo, um escritor de ficção científica pode iniciar o romance com a descrição de um planeta, com um diálogo entre alienígenas ou com o perfil de um capitão de uma nave espacial solitária.

    Loading...
  2. Revele informações sobre o protagonista e seu propósito na história ao escrever o primeiro capítulo. Você pode optar por revelar o nome do personagem no final do capítulo ou por usar uma conversa entre o protagonista e outro personagem para detalhar seu background.

  3. Use o primeiro capítulo como uma oportunidade para definir o lugar, o tempo e o tom do romance. O primeiro capítulo de uma história do período da Segunda Guerra Mundial é muito diferente do primeiro capítulo de um drama policial moderno. Deixe os personagens revelarem pequenos detalhes como a temperatura, o horário e os elementos da paisagem para evitar que seu primeiro capítulo soe como um diário de viagem.

  4. Desvende os eventos anteriores ao tempo presente do romance, utilizando flashbacks e reminiscências narrativas no primeiro capítulo. Por exemplo, um romance sobre uma caça ao tesouro pode começar com piratas enterrando seus despojos em uma ilha dois séculos atrás. Mantenha esses flashbacks relativamente limitados em detalhes para criar suspense nos próximos capítulos.

  5. Empregue no primeiro capítulo os mesmos tempos verbais e terminologias que você planeja usar nos capítulos seguintes. Seus leitores ficarão confusos se você mudar de uma narrativa em terceira pessoa para uma perspectiva em primeira pessoa sem nenhuma explicação. Embora as palavras imaginárias de ficção científica e fantasia possam não ser explicadas no primeiro capítulo, o escritor deve fazer referência a esses termos mais tarde para elucidar seu significado.

Loading...

Dicas

  • Leia o primeiro e o último capítulo após a conclusão para garantir uma escrita consistente. Peça a seus amigos, colegas de trabalho e conhecidos para ler os dois capítulos. Use as críticas positivas e negativas para lidar com inconsistências no tom e no desenvolvimento do personagem durante a fase de escrita da versão final.

Aviso

  • Elimine frases de abertura clichês ao começar seu primeiro capítulo. Os autores que usam "Era uma noite escura e tempestuosa" e outras expressões triviais podem frustrar os leitores experientes.

Recursos

Loading ...
Loading ...