Quais os quatro pilares do Catecismo?

Thinkstock/Comstock/Getty Images
O "Catecismo da Igreja Católica" é um texto que explica as crenças e a doutrina da fé católica. O Catecismo foi criado para uso direto por bispos, padres, ministros da palavra e outros catequistas. Também é um ponto de referência para o desenvolvimento de catecismos nacionais e locais, de textos catequéticos a serem estudados por crianças e adolescentes antes da Primeira Comunhão e Crisma e deve ser usado por todos que partilham da fé Cristã. O Catecismo foi construído sobre os "quatro pilares" da Fé Católica, que também o organiza.
O Credo
O primeiro pilar do Catecismo é o Credo, ou profissão de fé, que é aquilo no que a Igreja Católica e seus fiéis creem. O Credo resume os dons concedidos por Deus e é proferido em resposta a eles. É a profissão da crença dos fiéis em Deus como Pai e Criador, em Jesus Cristo como Senhor e Salvador e no Espírito Santo como Santificador. Esta seção do Catecismo apresenta e explica o Credo Niceno, que deve ser recitado em voz alta na Missa Católica ou em cultos dominicais de outras denominações cristãs como declaração de fé no batismo.
Os sacramentos
O segundo pilar é formado pelos Sacramentos, ou sacramentos da fé, que são celebrados pela Igreja Católica. No decorrer da vida dos católicos e de cristãos de outras denominações, os sete sacramentos da fé são cerimônias significativas e ocasiões para celebrar e experimentar da salvação divina. Os sete sacramentos são: Batismo, Comunhão, Penitência e Reconciliação, Crisma, Matrimônio, Ordenação e Unção dos Enfermos (também chamada de Extrema Unção). Esta seção do Catecismo discorre sobre esses sete sacramentos da fé.
Os mandamentos
O terceiro pilar são os Mandamentos, ou seja, a vida na fé. Católicos são chamados a viver uma vida de fé à imagem e semelhança de Deus ajudados por Sua lei e graça, ou seja, a viver conforme os Dez Mandamentos. Eles são explanados nessa seção do Catecismo.
O Pai Nosso
O quarto pilar é a oração do Pai Nosso, que é o modelo de oração que Jesus ensinou a seus seguidores e contém sete pedidos: as coisas essenciais que os fiéis devem pedir a Deus diariamente e que Ele quer nos conceder. Esse capítulo explica o significado e a importância da oração no cotidiano dos fiéis, apresenta o Pai Nosso e fornece sua explicação.
Mais Artigos
Por que você não pode usar um rosário em seu pescoço?→

Qual a diferença entre católicos, anglicanos e puritanos?→

Quem eram os saltimbancos da Idade Média?→

Quais são as diferenças básicas entre católicos e metodistas?→

Quem eram os amalequitas na Bíblia?→

Religiões que não permitem que os homens cortem o cabelo→

Referências
- Conferência norte-americana de bispos católicos: Perguntas e respostas sobre o Catecismo da Igreja Católica; John Pollard; April 2007 [em inglês]
- Conferência norte-americana de bispos católicos: Catecismo da Igreja Católica - Prólogo [em inglês]
- The Compass: Os quatro pilares são a base dos ensinamentos; Patricia Kasten; November 2010 [em inglês]
- Americancatholic.org: Os sete sacramentos católicos [em inglês]
Sobre o Autor
Kaitlin Meilert has been writing since 2006. Her articles have appeared in "Reality Check Girl Magazine," "Hilltop Views" and the "Statesman." She holds a Bachelor of Arts in English writing and rhetoric from St. Edward's University.
Créditos Fotográficos
Thinkstock/Comstock/Getty Images