×
Loading ...

Como escrever um romance usando o método Snowflake

Ao escrever seu primeiro romance, é possível usar um método organizacional para transformar essa tarefa em algo menos assustador. Randy Ingermanson, um bem-sucedido escritor de ficção, ensina em conferências e seminários o método Snowflake (floco de neve) desenvolvido por ele mesmo e bastante popular.

Instruções

Escreva seu primeiro livro usando o método Snowflake (writing book image by AGphotographer from Fotolia.com)
  1. Escreva uma frase que descreva sua história. Ela deve ter mais ou menos 15 palavras. Nessa frase, não nomeie o personagem principal, apenas descreva-o com expressões como "jornalista aposentado" ou "professor do 1º ano". Essa sentença deve explicar quem o personagem é e qual conflito enfrentará na estória.

    Loading...
  2. Escreva um parágrafo que tenha relação com a frase. Explique o catalisador (evento no começo da história que impulsiona o personagem a agir), a reviravolta, o clímax e a consequente resolução.

  3. Sumarize uma página para cada um dos personagens incluindo seus nomes, um resumo de seus papéis na história, suas motivações e objetivos, seus conflitos e epifanias. Escreva também um parágrafo que explique a história do ponto de vista de cada um deles.

  4. Escreva um sumário de 3 a 5 páginas para desenvolver o parágrafo escrito no passo 2. Essa é apenas uma explicação mais pensada e profunda de seu enredo.

  5. Sumarize, em mais ou menos uma página, a história do ponto de vista do protagonista, do antagonista e de cada um dos personagens mais importantes.

  6. Pegue o sumário do passo 4 e escreva um parágrafo para cada frase desenvolvendo a ideia. Esse passo é mais ou menos igual ao passo 4, mas envolve uma imersão mais profunda no enredo da história, acrescentando novas ideias e reviravoltas.

  7. Pegue as informações do passo 3 e crie um quadro detalhado de cada personagem. Inclua suas descrições físicas, datas de aniversário, comida favorita, etc. Explique também como as mudanças devem ocorrer ao longo da história.

  8. Crie uma planilha para organizar as cenas que você escreveu no sumário do passo 6. Use esse formulário para ficar a par da linha do tempo do romance e de qual personagem tem o ponto de vista de determinada cena.

  9. Pegue as cenas de sua planilha e crie um documento com uma descrição narrativa de cada uma delas.

  10. Escreva o primeiro rascunho transitando de uma cena para outra. Use a descrição narrativa do passo 9 para guiá-lo através da história enquanto você trabalha nos diálogos e acontecimentos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...