Diferentes tipos de editoriais
Darrin Klimek/Digital Vision/Getty Images
Um olhar nas últimas páginas de qualquer jornal irá lhe proporcionar a leitura de artigos que são bastante diferentes das histórias de primeira página sobre assaltos a bancos ou eleições políticas. Esses artigos, chamados editoriais ou opiniões, são de colunistas falando não o que aconteceu, mas as suas opiniões sobre o que aconteceu. Esta é a diferença fundamental entre um editorial e a notícia em si. Editoriais e opiniões são basicamente a mesma coisa, exceto que um editorial é publicado sem o nome do autor e é considerado como sendo a opinião do jornal como um todo, enquanto um artigo de opinião é publicado com o nome de um autor e é considerado como sendo a opinião do individuo determinado.
Argumento/persuasão
A categoria ou editorial principal é o argumento ou modelo de persuasão. Aqui, o autor deliberadamente tenta influenciar o leitor, argumentando a favor de uma posição específica sobre um problema. Mas o ponto não é apenas mudar a mente de alguém. O autor também usa o argumento editorial como um chamado à ação, geralmente incentivando o leitor a fazer algo sobre o assunto em discussão. Editoriais argumentativos são muitas vezes ligados a outros assuntos daquela edição do jornal.
Interpretação
Editoriais interpretativos explicam o significado de um evento interessante. Muitas vezes eles são publicados em conjunto com uma ou mais notícias polêmicas sobre o mesmo assunto. Embora o editorial interpretativo seja informativo como o editorial persuasivo, o objetivo do editorial interpretativo não é expressar uma opinião ou ponto de vista.
Comemoração
Editorialistas não apenas reclamam sobre o mundo. Às vezes, eles utilizam o modelo de comemoração. Se um escritor sente que alguém fez algo interessante e positivo, ele vai escrever um editorial para chamar a atenção dos outros para a boa ação. Estas publicações têm um impacto especialmente forte em pequenos jornais da cidade, quando os leitores provavelmente sabem ou conhecem alguém que esteja envolvido com o assunto da notícia. Editoriais comemorativos fazem com que as pessoas saibam que podem esperar mais do que tristeza e desgraça quando leem o jornal.
Sátira
Às vezes, um escritor de editorial pode optar por criticar uma questão de uma forma mais indireta. A sátira é um ótimo método para isso. A sátira envolve o uso de sarcasmo e humor para expor e criticar o que está errado com a sociedade. Apesar de não ser tão eficaz quanto um editorial comemorativo, a sátira em sua própria maneira compensa a negatividade e, portanto, pode ser usada quando se escreve sobre temas que já estejam amargamente debatidos na esfera pública.
Referências
Sobre o Autor
Liz Frazier has been producing Web content, instructional articles and trivia for websites such as TopTenz.net and RealDealTechnologies.com since 2008. Her writing interests lie primarily in the areas of politics (specifically public administration and elections), the military, education and forced migration. Frazier has a Bachelor of Arts degree in political science from California State University, Northridge.
Créditos Fotográficos
Darrin Klimek/Digital Vision/Getty Images