×
Loading ...

Como fazer um escudo magnético

Todos os ímãs têm um campo magnético ao seu redor, independente do seu tamanho e força. Eletrodomésticos, computadores, geradores e caixas de circuito são exemplos de itens que que podem conter campos magnéticos, pois ímãs devem ser utilizados em alguma capacidade para produzir e encaminhar eletricidade. Campos magnéticos fortes podem causar o rompimento de outros dispositivos elétricos, produzir estática indesejada e, em alguns casos, afetar a saúde humana. Vários produtos foram concebidos para proteger campos magnéticos indesejáveis, como papel alumínio, tecidos de blindagem e placas de proteção. Com o uso de um medidor de Gauss, qualquer proprietário pode instalar um escudo magnético com segurança.

Instruções

Alguns dispositivos podem criar um forte campo magnético, que pode interferir ou prejudicar outros aparelhos elétricos próximos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Meça o objeto a ser protegido com uma fita métrica em todas as dimensões. Caso o objeto seja cilíndrico, meça a circunferência, largura e comprimento. O mesmo vale para um objeto semelhante a uma caixa ou de forma irregular. Caso seja necessário proteger a parede do outro lado de uma caixa de fusíveis, use uma fita métrica para medir a altura e largura da caixa e transfira as dimensões para o outro lado da parede, aproximadamente no mesmo local. Adicione mais 60 cm de comprimento e largura às dimensões da caixa para obter uma área aproximada de blindagem. Marque um contorno temporário com um lápis.

    Loading...
  2. Determine o material de proteção que será mais adequado às suas necessidades. Para campos menores e mais fracos, você poderá comprar uma folha de alumínio fina e cortá-la no comprimento adequado. Elas podem ser envolvidas em várias camadas e são fáceis de manipular em torno de pequenos objetos, como aparelhos de som de carro. Tecido de blindagem vem em vários comprimentos e pode ser cortado no tamanho adequado e fixado com fita adesiva, funcionando bem para campos magnéticos de densidade média. Placas de ligas magnéticas podem ser cortadas com tesouras domésticas ou de cortar lata e podem ser aparafusadas nas superfícies usando furos pré-perfurados. Essas placas são projetadas para campos magnéticos de alta intensidade, que precisam de mais proteção.

  3. Use um medidor de Gauss para medir o campo magnético ao redor do objeto. Para uma parede em frente a um painel de fusível ou caixa de disjuntor, passe o medidor do outro lado da parede em todas as direções. Faça uma marca com um lápis quando atingir as bordas da área do campo que mostra 2,5 milligauss ou menos no medidor -- esse será o limite ou fim da área de proteção. Corte o tecido de blindagem no comprimento adequado com uma tesoura forte e aplique as tiras, uma após a outra, até cobrir a área. A maioria das folhas de alumínio, tecidos e placa de blindagem vêm em larguras pré-determinadas, como 30 cm, 35 cm e 60 cm; portanto, leve isso em consideração.

  4. Fixe a blindagem no lugar com fita adesiva. Você poderá parafusar as tiras de blindagem com pequenos parafusos e uma chave de fenda, ou fixá-las usando um martelo e pregos, caso prefira uma instalação mais permanente. Enrole caixas elétricas e carcaças de geradores nas laterais e nas partes superiores com tecido de blindagem flexível, mas não se esqueça de deixar alguns buracos de ventilação para permitir o resfriamento. Prenda as folhas de alumínio e tiras de blindagem com fita adesiva.

  5. Corte sua armadura no tamanho adequado, se estiver pensando em cobrir o firewall do compartimento do motor de um veículo, para isolá-lo do campo magnético produzido pelo sistema de ignição. No entanto, use a blindagem classificada para temperaturas mais elevadas e use cola resistente ao calor para garantir uma adesão duradoura. Use uma espessura de proteção que melhor se adapte às suas aplicações. Muitos escudos magnéticos do tipo folha de alumínio são autoadesivos, de modo que você só precisará retirar a película de proteção e aplicá-los.

Loading...

Dicas

  • Você deve ativar o dispositivo elétrico para obter a saída total do campo magnético. Faça a leitura com o medidor de Gauss.
  • Algumas experiências serão necessárias para encontrar o material de proteção correto para sua aplicação específica. Você poderá enrolar várias vezes a blindagem do tipo de folha de alumínio em torno de itens, ativá-los e medir o campo com um medidor de Gauss. Certifique-se de aplicar camadas de blindagem suficientes para reduzir o campo para 2,5 miligauss ou menos.
  • Sobreponha o material de proteção em pelo menos 3 cm nas laterais.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Lápis
  • Medidor de Gauss
  • Material de blindagem magnética
  • Tesoura
  • Fita adesiva
  • Fita silver tape (opcional)
  • Tesoura de cortar lata (opcional)
  • Chaves de fenda
  • Pregos e parafusos (variados)
  • Martelo (opcional)
  • Adesivo de alta temperatura (opcional)

Referências

Loading ...
Loading ...