Como esculpir mármore

•••

O mármore tem sido uma pedra tradicional usada para esculpir a séculos e continua sendo uma das favoritas. Ele é um bom exemplo de rocha metamórfica, uma pedra macia para esculpir. As cores variam dependendo da parte do mundo de que se originam. Uma das características mais conhecidas é o seu brilho.

Faça uma escultura usando pedra de mármore

Passo 1

Coloque os óculos de proteção, os protetores auriculares e a máscara contra poeira antes de começar. Esse equipamento protege sua saúde e sua audição enquanto trabalha. Luvas de proteção pesadas são recomendadas para evitar cortar suas mãos em pedaços de mármore.

Passo 2

Determine a direção do grão da pedra. A composição do mármore, uma pedra metamórfica é de camada acima de camada. As camadas tornam fácil de encontrar o grão, que é semelhante aos da madeira.

Passo 3

Marque a área da pedra que você não vai usar com um lápis ou giz de cera para não manchar o mármore com tinta.

Passo 4

Use sacos de areia para absorver vibrações quando usar uma martelo ou furadeira. Coloque os sacos em baixo da pedra.

Passo 5

Descarte os pedaços grandes de pedra que você não quer. Uma forma de fazer isso é com uma serra circular com disco diamantado. Uma alternativa é fazer um furo no meio da área indesejada e e então usar um cinzel e um martelo para quebrar a pedra.

Passo 6

Defina o formato que deseja obter com cinzel de ponta. Segure-o em um ângulo de 45 graus conforme martela.

Passo 7

Siga o ponto com ferramentas de ponta, como o cinzel dentado. Isso define mais o formato e vai começar a suavizar a pedra.

Passo 8

Suavize as marcas deixadas pelo cinzel dentado com limas. Como o mármore é uma pedra macia, uma boa parte do trabalho pode ser feita com limas.

Passo 9

Lixe o mármore, use várias granulações de lixas molhadas e secas. Comece com uma granulação mais áspera, geralmente 200 ou 150, e diminua gradualmente até que esteja satisfeito com o brilho. Esse passo exige muito trabalho, já que você pode chegar a usar a granulação 3000.

Passo 10

Deixe a escultura secar quando terminar de lixar.

Passo 11

Ponha luvas de borracha e dissolva ácido oxálico em água morna. Você pode encontrar esse ácido em farmácias.

Passo 12

Molhe um pedaço de feltro no ácido e esfregue na escultura. Isso vai selar o mármore e serve para protegê-lo de manchas.

Passo 13

Espere alguns minutos depois de aplicar o ácido, então lave.

Passo 14

Encere sua escultura, polindo com um pano macio.

Mais recentes

×