×
Loading ...

Como usar uma espátula com tinta acrílica

A tinta acrílica é popular entre os pintores por uma boa razão: ela é um dos recursos mais versáteis disponíveis. Ela apresenta um tempo de secagem rápido que pode ser prolongado com o uso de um solvente para tinta acrílica. Esse tipo de tinta pode ser diluído em água para pinturas estilo aquarela ou usado diretamente do tubo para um fazer um efeito de "impasto". Usar as espátulas para aplicar a tinta acrílica na tela é útil para o uso de grandes quantidades de tinta e textura na pintura. Essa técnica pode ser usada adicionalmente ao uso do pincel ou sozinha para um visual mais estilizado. As espátulas também são usadas para remover tinta da tela, além de ser comum o uso dela por pintores de paisagem para pintar galhos de árvores e gramas.

Instruções

Espátulas podem usadas para dar textura à uma pintura (yellow image by Pefkos from Fotolia.com)
  1. Use um pincel grande para passar uma camada de gesso acrílico na tela ou compre uma que já tenha gesso. Deixe secar antes de prosseguir para o próximo passo.

    Loading...
  2. Esprema as cores que você usará na paleta. Se você vai misturar as cores, use uma espátula pequena.

  3. Passe a tinta na espátula apertando o tubo de tinta até o centro dela.

  4. Aplique a tinta na tela com a espátula. É possível segurar a espátula em vários ângulos diferentes dependendo do efeito que você dar. Experimente usar apenas a ponta assim como a lateral da lâmina. Se você quiser evitar a mistura de cores, use um papel toalha para limpar a espátula.

  5. Depois de passar a tinta em uma grande parte da tela, use o papel toalha para limpar a espátula.

  6. Remover a tinta da tela pode ser tão importante como passá-la. Toque a superfície da tela com a espátula na área que foi pintada e deslize-a, removendo a maior parte da tinta. Tente usar a ponta assim como as laterais da espátula.

Loading...

O que você precisa

  • Gesso acrílico
  • Pincel 10 cm
  • Tela
  • Paleta
  • Tinta acrílica
  • Espátulas
  • Papel toalha

Referências

Loading ...
Loading ...