Estrutura organizacional formal versus informal

O organograma é um exemplo de estrutura organizacional formal

Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

A estrutura organizacional formal é aquela na qual todas as funções são especificamente definidas e são normalmente detalhadas por escrito, deixando pouco espaço para a interpretação. A informal consiste na estrutura social, incluindo a cultura corporativa, os comportamentos, as interações e as conexões sociais que ocorrem dentro de uma organização. Muitas organizações possuem ambas: uma estrutura formal, escrita, e uma estrutura mais informal, cultural.

Características formais

A estrutura formal consiste na configuração de governança oficial em que os trabalhadores interagem em todos os níveis. São comumente descritas na forma de um organograma, o qual especifica a hierarquia da organização, incluindo quem se reporta a quem. Estruturas organizacionais formais tipicamente consistem em um ou mais líderes do mais alto escalão, com chefes de departamento, gerentes e supervisores posicionados entre os líderes e os trabalhadores do nível operacional. Normalmente, a estrutura organizacional formal também expõe a forma como a informação flui por toda a organização para garantir que os trabalhadores de todos os níveis tenham acesso às informações necessárias para fazer seu trabalho.

Vantagens e desvantagens

A grande vantagem da estrutura organizacional formal é que não há dúvida de quem está no comando de quem. São de fácil compreensão e sustentadas por regras e regulamentos específicos. Ela deixa pouco espaço para má interpretação de processos e procedimentos. No entanto, uma das suas maiores desvantagens é que as camadas de burocracia podem atrapalhar o processo de tomada de decisão.

Características informais

De acordo com website Cliffs, a estrutura organizacional informal " é definida pelos padrões, comportamentos e interações que resultam de relações pessoais, ao invés de oficiais". Essa estrutura se concentra nas pessoas e em como funcionam juntas para realizar as tarefas, ao invés de concentrar nos papéis que existem dentro de um organograma. "A videira" é um exemplo de uma estrutura organizacional informal, na qual as informações fluem sem considerar a estrutura.

Vantagens e desvantagens

A grande vantagem da estrutura informal é que ela evolui constantemente e pode facilmente responder à situações de mudança rápida. Jon Katzenbach, ex-diretor da McKinsey e co-fundador da Katzenbach Partners, afirma: "Esqueça os organogramas e relatórios diretos e identifique as pessoas a quem deve se dirigir em sua rede". Essa estruturas organizacionais também têm suas desvantagens. Por exemplo, as comunicações que ocorrem dentro da estrutura "videira" são muitas vezes mal interpretadas, pois ela possui uma mentalidade que pode promover a fofoca e a propagação de desinformação dentro da organização. Finalmente, uma estrutura organizacional informal que exista dentro de uma cultura corporativa negativa pode criar uma atmosfera em que os trabalhadores se sintam a vontade para ​​resistir às mudanças necessárias.

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