As vantagens de PERT e CPM

tools for planning image by Chad McDermott from Fotolia.com
PERT (Project Evaluation and Review Technique, Técnica de avaliação e revisão de projetos) and CPM (Critical Path Method, Método do caminho crítico) são técnicas e ferramentas de agendamento especializadas para a gerência de projetos que permitem aos gerentes planejar e controlar tarefas e projetos complexos. São chamados juntamente de técnicas de análise de redes, modelos de programação de redes e análise de caminho crítico (CPA, Critical Path Analysis) e, embora tenham características únicas, normalmente são usadas juntas. PERT e CPM são usados em várias indústrias para planejar, organizar e monitorar atividades relacionadas com a gerência de projetos.
Dividir projetos nas tarefas constituintes
Os diagramas PERT são ferramentas de gerência que facilitam as tomadas de decisão efetivas. Representam o fluxo de atividades através de um processo, destacam as tarefas e eventos dependentes, mostram a sequência de eventos desde o início até o final de um projeto e destacam o caminho crítico de um projeto. Nestes diagramas se usam caixas para representar as atividades e setas para mostrar os vínculos entre elas. Um diagrama de rede CPM é orientado à atividade e mostra a sequência de atividades em termos de custo e tempo. PERT e CPM definem projetos ao especificar as tarefas e atividades que os constituem. Um diagrama PERT/CPM mostra em forma clara todas as relações e dependências existentes.
Previsão e análise de possibilidades
PERT e CPM são ferramentas de previsão efetivas e permitem predizer elementos futuros de um processo ou projeto. Permitem aos administradores testar e analisar todas as possibilidades, perigos, ambiguidades e incertezas. São usadas para determinar e evitar surpresas e minimizar os desperdícios. Os gerentes de projetos analisam exaustivamente todos os fatores que afetam um projeto e a realização dele com antecipação, mostrando os dados de forma clara num diagrama.
Focada e disciplinada
PERT e CPM permitem aos gerentes focar nas tarefas críticas (aquelas que são essenciais para a realização com sucesso de uma unidade, evento ou tarefa) e acelerá-las. Este foco também facilita distribuir os recursos de forma precisa e certificar-se de que são usados com efetividade.
Os diagramas PERT e CPM facilitam a estrutura lógica e a disciplina no planejamento, agendamento e monitoramento de tarefas, estimulando o planejamento de projetos detalhado e a longo prazo.
Comunicação melhorada
Os diagramas e redes PERT e CPM melhoram a comunicação dentro da organização. Representam graficamente relações de tarefas e atividades entre indivíduos e departamentos, facilitando a determinação de papéis individuais na realização de uma tarefa. PERT e CPM juntam unidades díspares e separadas dentro de uma organização, alinhando as funções e responsabilidades para alcançar um objetivo comum na organização. Isto cria melhores relacionamentos laborais e coesividade entre várias partes.
Mais Artigos
Vantagens e desvantagens do SQL da Oracle→

Diferença entre plano de projeto e cronograma de projeto→

As vantagens dos fluxogramas→

A importância do desenho técnico para um engenheiro→

Quais são as funções de um gerente de relacionamento com clientes?→

Metas e objetivos de um departamento de compras→

Referências
- “The Marketing Book;” Michael John Baker and Susan Hart; 2007
- “Project Planning and Control with PERT and CPM;” Dr. B.C. Punmia and K.K. Khandelwal; 2002
- “IS Project Management Handbook;” George M. Doss, Michael Wallace and Larry Webber; 2003
Sobre o Autor
Natasha Gilani has been a writer since 2004, with work appearing in various online publications. She is also a member of the Canadian Writers Association. Gilani holds a Master of Business Administration in finance and an honors Bachelor of Science in information technology from the University of Peshawar, Pakistan.
Créditos Fotográficos
tools for planning image by Chad McDermott from Fotolia.com