Como evitar que crianças pequenas fiquem cutucando crostas de feridas
Aidon/Stockbyte/Getty Images
As crostas de uma ferida, ou "casquinhas", desempenham um papel importante na cura do corpo. Quando a pele é cortada ou danificada de alguma forma, as células do sangue chamadas de plaquetas se unem formando um coágulo que impede o sangramento. À medida que o coágulo seca, ele se transforma em um nódulo duro. Essa crosta protege a ferida de bactérias e outros germes, enquanto ela cura, e permite que as células e os vasos sanguíneos da pele melhorem. Infelizmente, essas crostas muitas vezes começam a coçar, o que leva as crianças a cutucarem-nas. Isso impede que a lesão cure, expõe a ferida aos germes e também pode levar à criação de cicatrizes. Encontrar maneiras de incentivar seu filho a não cutucar suas feridas protegerá sua pele e ajudará seus ferimentos a curarem mais rapidamente.
Step 1
Ajude a ferida de seu filho a se curar mais rapidamente. Uma vez curada, ele não poderá mais cutucá-la, pois a crosta terá saído. Lave o ferimento todos os dias com água morna e sabão, em seguida, passe sobre a ferida um pouco de pomada antibiótica ou hidratante que contenha vitamina E.
Step 2
Cubra o ferimento com um curativo para ajudá-lo a se curar mais rapidamente e limitar o acesso da criança a ele. Escolha um curativo colorido de um de seus personagens favoritos para incentivá-lo a deixar o machucado em paz.
Step 3
Distraia a criança sempre que a notar cutucando a ferida. Ofereça-se para ler um livro, deixá-la com um brinquedo favorito ou levá-la para brincar do lado de fora. Se puder encontrar algo mais interessante para ela fazer do que cutucar o machucado, você conseguirá limitar seu comportamento.
Step 4
Crie um gráfico adesivo para recompensar seu filho por não cutucar a ferida. Dê-lhe um adesivo todos os dias em que ele se comportar. Assim que ele tiver um certo número de adesivos, ofereça-lhe uma recompensa — brincar junto com ele, sair para tomar sorvete, comprar um brinquedo, etc.
Mais Artigos
Referências
Dica
- Vá ao pediatra de seu filho se os machucados se espalharem, começarem a liberar algum líquido ou estiverem extremamente dolorosos. A criança poderá necessitar de tratamento médico para que essas lesões se curem. Às vezes, um cutucar compulsivo pode até sinalizar um problema mais sério — como um transtorno — que seu pediatra ajudará a diagnosticar.
Advertência
- Não crie uma regra na qual a criança não possa cutucar seus machucados, uma vez que nem sempre será possível aplicá-la. Embora você possa impedir essa situação quando a criança estiver por perto, ela poderá fazê-lo assim que estiver longe de sua vista. Dessa forma, ela não só cutucará os machucados, mas também aprenderá que só precisará seguir as regras quando a mãe estiver de vigília.
Sobre o Autor
Based in southern Idaho, Michelle Johnson started writing in 1991. Her work has been published in the science fiction and fantasy journal, "Extrapolation." Johnson holds a Bachelor of Arts in creative writing and a Master of Arts in fantasy literature, both from Hofstra University in New York.
Créditos Fotográficos
Aidon/Stockbyte/Getty Images