Como evitar que crianças pequenas fiquem cutucando crostas de feridas

••• Aidon/Stockbyte/Getty Images

As crostas de uma ferida, ou "casquinhas", desempenham um papel importante na cura do corpo. Quando a pele é cortada ou danificada de alguma forma, as células do sangue chamadas de plaquetas se unem formando um coágulo que impede o sangramento. À medida que o coágulo seca, ele se transforma em um nódulo duro. Essa crosta protege a ferida de bactérias e outros germes, enquanto ela cura, e permite que as células e os vasos sanguíneos da pele melhorem. Infelizmente, essas crostas muitas vezes começam a coçar, o que leva as crianças a cutucarem-nas. Isso impede que a lesão cure, expõe a ferida aos germes e também pode levar à criação de cicatrizes. Encontrar maneiras de incentivar seu filho a não cutucar suas feridas protegerá sua pele e ajudará seus ferimentos a curarem mais rapidamente.

Passo 1

Ajude a ferida de seu filho a se curar mais rapidamente. Uma vez curada, ele não poderá mais cutucá-la, pois a crosta terá saído. Lave o ferimento todos os dias com água morna e sabão, em seguida, passe sobre a ferida um pouco de pomada antibiótica ou hidratante que contenha vitamina E.

Passo 2

Cubra o ferimento com um curativo para ajudá-lo a se curar mais rapidamente e limitar o acesso da criança a ele. Escolha um curativo colorido de um de seus personagens favoritos para incentivá-lo a deixar o machucado em paz.

Passo 3

Distraia a criança sempre que a notar cutucando a ferida. Ofereça-se para ler um livro, deixá-la com um brinquedo favorito ou levá-la para brincar do lado de fora. Se puder encontrar algo mais interessante para ela fazer do que cutucar o machucado, você conseguirá limitar seu comportamento.

Passo 4

Crie um gráfico adesivo para recompensar seu filho por não cutucar a ferida. Dê-lhe um adesivo todos os dias em que ele se comportar. Assim que ele tiver um certo número de adesivos, ofereça-lhe uma recompensa — brincar junto com ele, sair para tomar sorvete, comprar um brinquedo, etc.

Mais recentes

×