×
Loading ...

Como evitar o excesso de espaço em textos justificados

A justificação de texto é usada para alinhar perfeitamente as bordas dos lados direito e esquerdo. Processadores de texto modernos e programas de editoração eletrônica fazem isso ao ajustar automaticamente o espaço entre as palavras e letras a fim de preencher as linhas por completo, com exceção da última. No entanto, sem uma calibragem cuidadosa das configurações, isso pode deixar espaços muito grandes entre as palavras. Esse problema pode ser minimizado nos ajustes de hifenização e justificação.

Instruções

Textos justificados são perfeitamente alinhados dos dois lados da coluna, mas devem ser bem configurados para evitar espaços muito grandes (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Abra a janela de ajuda do processador de texto ou programa de editoração eletrônica e procure por "hyphenation" (hifenização). Isso redirecionará você ao menu onde as configurações de hifenização e justificação são manipuladas, que são diferentes em cada pacote de programa ou até mesmo entre versões de um mesmo aplicativo.

    Loading...
  2. Nas configurações de hifenização, aumente a quantidade de hifens permitidos em uma linha.

  3. Diminua a quantidade máxima de espaços entre palavras e entre cada caractere.

  4. Se houver disponíveis configurações predefinidas de justificação, escolha a opção "tight" (estreito), que manterá as palavras e os caracteres o mais próximo possível uns dos outros e, portanto, eliminará os grandes espaços.

  5. Clique em "Save" (Salvar).

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...