×
Loading ...

Como excluir linhas em MySQL usando Ajax e jQuery

O framework jQuery do JavaScript pode remover uma linha de dados de uma tabela sem ser preciso carregar novamente uma página web inteira. Usando técnicas do AJAX, o jQuery executa um script PHP que removerá os dados de um banco de dados do MySQL e atualizará um site para excluí-los visualmente também.

Instruções

Use técnicas do AJAX para remover uma linha de dados sem ter que atualizar uma página web inteira (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Incorpore o jQuery à sua página. Você poderá encontrar a última versão no site do jQuery ou conectando-se à API da Google. Um exemplo de como fazer isso usando a API é:

    Loading...
  2. Escreva o código HTML necessário para mostrar seus dados. Associe um evento a cada elemento de dados. A amostra de código abaixo cria uma lista de compras com dois itens em uma tabela HTML. Os dados de cada elemento se organizam em três células. A primeira contém o nome do elemento, a segunda contém o preço e a terceira mostra a imagem de um botão "excluir". Cada linha possui um identificador único para que a função do jQuery possa identificá-las e excluí-las.

    LeiteR$7,99
    PãoR$3,99
  3. Codifique a função do jQuery para gerenciar a chamada ao evento "excluir". Obtenha o identificador do elemento pai daquele que deve ser eliminado. Use o método AJAX do jQuery para passar o elemento a ser apagado para seu script. Considere a seguinte função, que "escuta" à ação "excluirelemento", captura o valor "id" do elemento TR mais próximo e executa "meu_script_excluir.php" usando o método POST, para passar o valor do "id" ao script. Depois da execução do script, o método "remove" do jQuery é usado para remover a linha da tela.

    jQuery(document).ready(function(){

    $(".excluirelemento").click(function(){ var pai = $(this).closest('TR'); var id = parent.attr('id'); $.ajax({ type: "POST", data: "id=" +id, url: "meu_script_excluir.php", success: function(msg){ $('#'+id).remove(); } });

    }); });

  4. Escreva o código em PHP. Ele deverá abrir o banco de dados MySQL e executar uma consulta do tipo "delete". A amostra de código abaixo verifica que a variável "id" tenha sido passada para o arquivo e, em caso afirmativo, a consulta "delete" executa e exclui a linha.

    $id = $_POST[id];

    if (isset($id)) {

    $query = "DELETE FROM tabela WHERE id = '$id'"; mysql_query($query) or die('Erro, a consulta INSERT falhou'); }

    ?>

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...