Exemplo de uma declaração de missão pessoal

••• man standing isolated against blue sky image by Francois du Plessis from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

A declaração de missão pessoal é um momento especial para escrever sobre valores, funções, objetivos, além de fazer uma autorreflexão e autoavaliação. Há a flexibilidade de mudar, conforme você muda, e a capacidade de manter o foco ao passar por um caminho que não é aceitável de acordo com seus próprios costumes e valores. A criação de uma declaração de missão pessoal é o primeiro passo para uma vida de sucesso e satisfação, e qualquer pessoa com um pouco de tempo pode elaborar a sua.

Valores

Comece com os valores. Os valores são aquelas características que você considera mais importantes. Alguns exemplo são: compromisso, lealdade, dever e respeito. Para começar a escrever sua declaração de missão pessoal, faça uma lista dos seus dez maiores valores e defina-os como você os vê. Aqui está um bom exemplo de uma declaração sobre o compromisso:

Compromisso: Me comprometo a realizar meus objetivos. Me comprometo no relacionamento com minha esposa e família. Me comprometo a realizar minhas tarefas pessoais.

Funções

Agora considere as funções que você desempenha diariamente. Responda a pergunta "quem sou eu?", definindo primeiro as ocupações pessoais e profissionais. Como exemplo, você pode considerar: sou um estudante, sou um marido, sou um professor. Assim como no caso dos valores, escreva uma declaração para cada ocupação. É importante identificar quem em sua vida pode estar relacionado com esse papel. Por exemplo, o papel de filho pode ser escrito como se segue:

Função: filho Pessoas relacionadas a essa função: pais

Esclarecimento: vou mostrar aos meus pais o respeito que merecem. Eu farei o meu melhor para deixá-los orgulhosos e me manter envolvido em suas vidas.

Ponto de partida

Responder a pergunta "O que eu poderia fazer na minha vida profissional que teria um impacto positivo?" e refazê-la pensando na sua vida pessoal pode ser um bom ponto de partida para escrever sua declaração final de missão. No caso de um professor, por exemplo, a resposta dessa pergunta de ponto de partida poderia ser algo como:

Contribuir para o desenvolvimento de estudos sobre a infância ao escrever um livro que reflita a minha própria pesquisa e experiência, para fornecer aos pais alguns métodos práticos de desenvolvimento de leitores mais lentos.

Seja - Faça - Tenha

"O que eu quero ser quando crescer?". Essa importante pergunta feita no passado também é importante quando se escreve uma declaração de missão pessoal. Faça uma lista de características que reflitam o tipo de pessoa que você gostaria de ser, as coisas que gostaria de fazer em sua vida e os objetos materiais que refletiriam suas realizações. Exemplos dessa atividade "Seja - Faça - Tenha" incluem:

Gostaria de ser motivado, compassivo e trabalhador. Gostaria de viajar para todos os continentes, obter o diploma de doutor e aprender espanhol. Gostaria de ter cinco hectares de terra, um veleiro e uma nova casa.

Avaliação

A parte difícil de qualquer declaração de missão pessoal é a autoavaliação honesta que deve ocorrer antes da escrita. Antes de começar a escrever, passe algum tempo refletindo sobre o seu passado e as suas realizações. Esses eventos identificarão seus pontos fortes e fracos. Use-os para o desenvolvimento de sua missão final. Para a autoavaliação, faça as seguintes perguntas:

Quais têm sido os meus maiores momentos de felicidade e realização? Quais as atividades que eu mais gosto de fazer e que me trazem mais realização na vida profissional? Quais são as atividades que mais valem a pena em minha vida pessoal?

Exemplo

Escrever sua declaração de missão pessoal exige tempo e muita reflexão. Ao seguir os passos acima, você terá uma base sólida sobre onde começar. Abaixo está um exemplo de declaração de missão pessoal como modelo:

Vou viver cada dia como se fosse o último, construindo relacionamentos que durem para sempre, concentrando-me primeiro no meu casamento, depois na minha família e, em terceiro lugar, nas minhas amizades.

Eu vivo para criar, construir, nutrir e crescer. Vou viver a vida dentro dos limites aceitáveis ​​para mim. Nunca vou vivê-la sob o controle de valores que não são aceitáveis ​​por mim.

Nunca vou abandonar minha missão para ter sucesso.

Nunca vou desistir do desejo de chegar ao meu objetivo.

Mais recentes

×