Exercício para o esfíncter esofágico inferior
Pretty woman's belly image by Allen Penton from Fotolia.com
O esfíncter esofágico inferior, ou EEI, é responsável por impedir o refluxo do conteúdo do estômago, e por permitir que o alimento passe facilmente através do esôfago durante a deglutição. O esfíncter esofágico inferior ocasionalmente pode tornar-se fraco devido a uma doença digestiva crônica, chamada doença do refluxo gastroesofágico, ou DRGE. Pode ser um grande fardo por provocar azia, disfagia, dor de garganta e refluxo de ácido. Felizmente, existem métodos de prevenção, tais como exercícios do esfíncter esofágico inferior e medicamentos que ajudem na DRGE.
Prevenção e estilo de vida
Vários fatores diferentes causam enfraquecimento do esfíncter esofágico inferior, causando a DRGE. No entanto, alguns deles são fáceis de controlar através da prevenção.
DRGE é comum em pessoas que sofrem de obesidade. Seu excesso de peso aplica pressão sobre o abdômen, empurrando o estômago. Essa pressão extra sobre esse órgão provoca um refluxo de ácido para o esôfago, levando ao enfraquecimento do esfíncter esofágico inferior. A Clínica Mayo sugere que você perca de 0,5 a 1 kg por semana se você estiver com sobrepeso, ou tente manter o seu peso se você já estiver saudável.
Você deve parar de fumar se você, atualmente, for um fumante. Segundo a Clínica Mayo, o tabagismo também pode contribuir para o enfraquecimento do esfíncter esofágico inferior. Se você é fumante, deve deixar de fumar para permitir que o seu músculo EEI se cure e ganhe força.
Tome cuidado para não comer demais ou comer alimentos que normalmente provocam DRGE. Johns Hopkins sugere que alimentos picantes, ácidos e gordos, juntamente com chocolate, balas e cafeína possam desencadear DRGE. Além disso, evite comer se for se deitar dentro de três horas.
Roupas apertadas também podem contribuir para a DRGE. Você não deve usar calças apertadas, cintos, ou outras roupas que aumentem a pressão sobre o estômago.
Exercícios de tratamento
Dependendo da gravidade da sua DRGE, pode haver exercícios para fortalecer o esfíncter esofágico inferior e, assim, aliviar os sintomas. A Clínica Mayo sugere que a terapia de relaxamento pode ser benéfica na redução dos sintomas dessa doença, aliviando a ansiedade. Você deve tentar usar técnicas, como relaxamento muscular progressivo, treinamento autógeno, meditação e imaginação conduzida para ajudar a aliviar os sintomas da DRGE. De acordo com Johns Hopkins, o relaxamento muscular progressivo é uma técnica digestiva benéfica que utiliza a respiração lenta e profunda ao mesmo tempo, relaxando e enrijecendo os principais grupos musculares do corpo. Imaginação conduzida, treinamento autógeno e meditação também podem, além disso, ajudar no alívio alguns dos sintomas da DRGE. Ao usá-las para aliviar os sintomas, você vai permitir que o seu músculo EEI se cure e ganhe força.
Além da implementação de mudanças de estilo de vida e técnicas de exercícios que controlem os sintomas, você pode querer ver o seu médico para que ele receite medicamentos que controlem sua DRGE durante o processo de cura do esfíncter esofágico inferior. A Clínica Mayo sugere, inicialmente, tratamento medicamentoso mais simples, como antiácidos, redutores da secreção de ácido, ou bloqueadores de ácido. Se esse tratamento não resolver o problema, pergunte ao seu médico sobre a prescrição de medicamentos mais potentes, como Zantac, Nexium, ou Prevacid. A cirurgia para fortalecer o músculo LES é um último recurso, e é algo que você deve discutir com ele, caso a DRGE continue piorando.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Residing in Nashville, Tenn., Kiley Mitchell has been writing topical articles and SEO copy since 2002. He has done work for the Wyndham hotel chains and has written about topics including travel, music, online marketing, business, health and literature. Mitchell holds a Bachelor of Arts from Indiana University in Bloomington.
Créditos Fotográficos
Pretty woman's belly image by Allen Penton from Fotolia.com