Exercícios de dedos para desenvolver funções motoras

fingers walking image by VisualEyez from Fotolia.com
Funções motoras finas envolvem o uso dos pequenos músculos da mão e dos dedos para manipular objetos e realizar tarefas que exigem a coordenação entre as mãos e os olhos. Muitas doenças e distúrbios, incluindo acidente vascular cerebral, lesões, distúrbios do sistema nervoso e fadiga, podem levar à perda ou diminuição da função motora fina.
Médicos muitas vezes encaminham os pacientes para terapeutas ocupacionais, que usam exercícios de dedos simples com a finalidade de melhorar a função motora e a coordenação dos olhos e das mãos.
Amplitude de movimento
Exercícios que trabalhem com a amplitude do movimento pessoal, se praticados várias vezes por dia, aumentarão a força, a mobilidade e a destreza dos dedos, assim como as habilidades motoras.
Comece colocando a palma da mão afetada sobre uma mesa ou outra superfície plana. Usando a mão machucada individualmente, dobre e estique cada dedo vagarosamente. Com o lado afetado deitado sobre a superfície, use o polegar e o dedo indicador da outra mão para esticar o dedo polegar da mão afetada até seu limite. Repita esse exercício com cada dedo adjacente. Com o aumento da função motora, pratique esses exercícios usando apenas os músculos da mão afetada.
Exercícios com bolas
Espremer uma pequena bola de borracha ou tênis é outra maneira de fortalecer os músculos dos dedos. Outro exercício de bola para aumentar a gama de movimentação própria envolve o uso dos dedos para girar a bola em primeiro lugar no sentido horário e, posteriormente, no sentido anti-horário.
Com o aumento das habilidades motoras, o paciente pode começar a saltar e pegar a bola. Outro exercício motor para aumentar as habilidades de coordenação inclui jogar a bola em um recipiente ou um canteiro, aumentando gradualmente a distância conforme a habilidade melhora.
Prancha de pinos
O prancha com pinos envolve o uso das mãos juntamente com os olhos para coordenar o movimento, fazendo com que o paciente remova pinos de orifícios e coloque-os de volta na prancha.
Conforme aumenta a habilidade do paciente, marque o tempo para controlar quanto tempo o paciente leva para remover todos os pinos e substituí-los. Quando ele estabelecer uma meta, deve tentar batê-la em seu melhor tempo. À medida que a coordenação motora aumenta, substitua a prancha simples por uma placa contendo estacas de tamanhos ou formas diferentes.
Para aumentar ainda mais a habilidade motora, faça com que o paciente remova e substitua os pinos em uma determinada ordem.
Videogames
Pesquisadores da New Jersey Science and Technology University (Universidade de Tecnologia e Ciência de Nova Jersey) desenvolveram um programa que utiliza videogames como terapias a fim de aumentar a função motora. A destreza dos dedos necessários para manipular os botões em um jogo não só aumenta a força e mobilidade dos dedos como também melhora a coordenação entre os olhos e as mãos, aumentando ainda mais a função motora.
Comece com jogos simples desenvolvidos para crianças pequenas e, em seguida, avance para os jogos mais difíceis à medida que o paciente evolui.
Mais Artigos
Referências
- American Stroke Association: Dicas para melhorar habilidades motoras finas [em inglês]
- Science Daily: Como um AVC afeta a função da mão; roteiro para a reabilitação [em inglês]
- New Jersey's Science & Tech U: NJIT Engenharia ajuda pacientes de derrame a recuperar funções motoras nas mãos e braços [em inglês]
Sobre o Autor
Shelia Porter began writing professionally in 2004 for local newspapers such as the "Ashland Daily Independent" with focus on local events. Current activities include ghostwriting and medical articles related to patient teaching. She received her degree in practical nursing from Ashland Community and Technical College, and holds a certificate in medical billing and coding.
Créditos Fotográficos
fingers walking image by VisualEyez from Fotolia.com