Exercícios isométricos e isotônicos para coluna cervical

shoulder and neck masage image by Sean Wallace-Jones from Fotolia.com
Com os músculos do pescoço tensos, olhar por cima do ombro pode ser doloroso, e atividades como dirigir podem ser um desafio. A coluna cervical é uma área que está extremamente propensa a lesões e a fraqueza. Para fortalecer ou reabilitar a coluna cervical, você precisa fazer exercícios isométricos e isotônicos. Os isométricos não necessitam de movimento articular de qualquer tipo e os isotônicos são os que têm movimento. Combinar os dois tipos promove uma força mais funcional. Para todos os exercícios de pescoço, é melhor movimentar-se lenta e consistentemente.
Flexão e extensão isotônicas
Quando você olha para os seus dedos do pé, sua coluna cervical se flexiona e quando você olha como se fosse ver uma nuvem no céu, sua coluna cervical se estende. Ambos são movimentos funcionais importantes. Para realizar exercícios isotônicos, é preciso simular esses movimentos repetidamente. Traga a cabeça para a frente, largando o queixo no peito e, em seguida, traga-a de volta para olhar para cima. Repita de cinco a 10 vezes.
Flexão e extensão isométricas
Para fortalecer a coluna cervical com exercícios isométricos, você deve resistir a uma força aplicada à cabeça (geralmente com suas mãos). Para a flexão, as mãos são colocadas na testa e pressionam-na suavemente por três a cinco segundos para impedir que a cabeça caia. Para a extensão, você coloca as mãos na parte de trás do crânio e pressiona levemente. Depois, impeça a cabeça de inclinar para trás por três a cinco segundos, sugere o Neurosurgery Spine Center. Faça esses exercícios de cinco a 10 vezes.
Flexão lateral e rotação isotônicas
Quando você encosta sua orelha em direção ao ombro, você está flexionando lateralmente a coluna cervical. Mantenha os ombros relaxados e deixe a orelha encostar naturalmente de um lado e depois do outro. Para realizar exercícios isotônicos, repita este movimento para ambos os lados de cinco a 10 vezes. Para rotação cervical, vire a cabeça para a direita e alinhe o queixo sobre o ombro. Em seguida, vire para o outro lado. Repita de cinco a 10 vezes.
Flexão lateral e rotação isométricas
Para realizar exercícios isometricamente, coloque os dedos ou a palma da sua mão sobre a têmpora de um lado da cabeça. Impeça a cabeça de cair em direção ao ombro por três a cinco segundos. Repita várias vezes. Tente o mesmo do outro lado. Para rotação, os dedos ficam sobre as têmporas e você impede a cabeça de virar para a direita ou para a esquerda. Repita diversas vezes.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Based in Colorado Springs, Vanessa Newman writes for "Women's Edition" magazine and has been published in "Rocky Mountain Sports," "IDEA" magazine and "The Teaching Professor." She has been writing professionally for over 10 years and holds a master's degree in sports medicine. She has written online courses for companies such as Anheuser-Busch and Chevron, but prefers creative writing.
Créditos Fotográficos
shoulder and neck masage image by Sean Wallace-Jones from Fotolia.com