Existe uma diferença entra vitamina C e ácido cítrico?

••• Martin Poole/Digital Vision/Getty Images

O ácido cítrico e a vitamina C não são produzidos naturalmente pelo corpo, contudo eles são obtidos naturalmente e são aditivos alimentares. Isso é o que estes dois ácidos têm em comum, mas é também onde a semelhança termina.

Ácido cítrico

Image by Flickr.com, courtesy of thebittenword.com

A acidez e que você encontra em limões se deve ao ácido cítrico e é frequentemente adicionado a comidas e bebidas como tempero. O ácido cítrico é um conservante e oxidante natural e pode ser usado como um agente limpador ecologicamente correto.

Vitamina C

Image by Flickr.com, courtesy of D. Sharon Pruitt

Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C é um antioxidante necessário. Esse ácido orgânico é essencial na formação de colágeno e importante para manter e reparar ossos, dentes e cartilagem, assim como para curar feridas.

Dieta

Image by Flickr.com, courtesy of thebittenword.com

O ácido ascórbico é o único dos dois ácidos que é essencial para uma dieta diária. Ter uma dieta balanceada com uma grande variedade de frutas e legumes é a melhor forma de obter sua dose diária de vitamina C.

Produção corporal

Image by Flickr.com, courtesy of Sasha Wolff

O corpo irá apenas reter a quantidade de vitamina C que ele precisa, eliminando as quantidades restantes através da urina.

Comparação química

A constituição química do ácido ascórbico é C6H8O6, e a do ácido cítrico C6H8O7, o que significa que a única diferença química é um átomo de oxigênio.

Mais recentes

×