Faça-você-mesmo: corrimão simples para escadas de madeira

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Corrimão é tanto uma característica estética quanto de segurança, e pode ser instalado em escadas novas ou já existentes. Corrimãos são conectados à parede ao lado de uma escada, e usam as vigas atrás da parede como um ponto de ancoragem. A instalação é um processo simples, que requer apenas algumas ferramentas básicas e um plano. Se sua escadaria atual não possui um, considere sua instalação.

Passo 1

Verifique os regulamentos locais de construção para determinar a altura apropriada do corrimão. A maioria dos corrimões são colocados a cerca de 90 cm de altura.

Passo 2

Use a fita métrica para medir o tamanho de um de seus suportes e a espessura do corrimão. Adicione as duas medidas. Subtraia de 90 cm a soma obtida, e marque o valor final na ponta do seu nível.

Como a altura-alvo é de 90 cm, a sua posição deve ser ajustada mais baixa para considerar o tamanho de seus suportes de montagem, e a espessura do próprio corrimão. Por exemplo, se os seus suportes e corrimão somarem 15 cm, a marca em sua borda nível deve ser de 75 cm (90 cm altura-alvo, menos 15 cm de suporte adicional e espessura do corrimão).

Passo 3

Coloque seu nível no primeiro degrau da sua escada, de forma que ele fique entre o canto formado pela ponta do degrau e a parede. Mantenha o nível a prumo e use o lápis para indicar a altura da marca na borda do seu nível. Repita o mesmo processo no degrau mais alto. Use giz para traçar uma linha reta entre as duas marcas de lápis. Esta linha de giz servirá como guia para a instalação do corrimão.

Passo 4

Use o sensor de vigas para localizar as vigas atrás da parede em que o corrimão será instalado, e marque a localização de cada uma com o lápis. Elas servirão de suporte para montagem do corrimão. Coloque o seu nível em cada degrau imediatamente abaixo de uma viga. Use o lápis para desenhar uma linha de prumo em cada viga, logo abaixo e logo acima de sua linha de giz.

Passo 5

Com a furadeira, faça um furo em cada ponto da sua linha de giz que esteja sobre uma viga. Fixe cada suporte de montagem na parede com a parafusadeira e o parafuso inferior. Use suas marcas de lápis para encontrar o ponto central para seu suporte. Use a furadeira para fazer furos em cada um dos orifícios do suporte de montagem, e use a parafusadeira para fixá-los na parede.

Passo 6

Com a fita métrica esticada, meça a distância entre a ponta da frente do degrau mais alto até um pouco além do primeiro degrau. Use a serra para cortar o corrimão neste comprimento.

Passo 7

Use sua caixa de esquadria e serra para cortar cada extremidade do seu corrimão em um ângulo de 45 graus. Retire as peças cortadas a partir de ambas as extremidades do corrimão e conecte-as às extremidades opostas. Use a serra para cortar cada uma das peças finais no comprimento adequado para que elas se encaixem entre o corrimão e a parede quando a peça for montada. Faça furos através das peças cortadas e do corrimão. Aplique cola de madeira e use o martelo e os pregos para unir as peças cortadas ao corrimão. O resultado será uma extremidade fechada e duas juntas de canto perfeitos.

Passo 8

Coloque o corrimão sobre os suportes de montagem já instalados na parede. Use sua parafusadeira e os parafusos para fixar o corrimão no lugar.

Mais recentes

×