Como aplicar concreto sobre concreto velho

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Pisos de concreto podem precisar de renovação por inúmeros motivos, para consertar sua aparência, reparar danos, ou como um projeto de extensão. Você pode derramar concreto novo sobre uma superfície de concreto velho depois de preparar adequadamente a superfície velha para receber a nova cobertura. Se não fizer essa preparação, seu novo concreto não aderirá ao velho e acabará rachando significativamente.

Passo 1

Limpe a superfície de concreto varrendo todos os detritos.

Passo 2

Começando de um canto de trás e trabalhando em direção a um ponto onde você possa sair da laje, jogue ácido fixador de concreto no concreto velho e espalhe-o com uma vassoura, esfregando o ácido na superfície. Quando toda a superfície estiver coberta, espere 1/2 hora e, em seguida, retire o ácido do concreto com água limpa, usando a mangueira.

Passo 3

Marque a superfície de concreto em um padrão entrecruzado usando uma furadeira de impacto com uma broca de concreto. A melhor maneira de fazer isso é a segurar a broca em um ângulo de 45 º e perfurar toda a superfície gravada do concreto velho. Não é necessário criar marcas profundas, mas é preciso deixar a superfície o menos suave possível. Varra todos os detritos e o pó quando terminar.

Passo 4

Defina as formas das bordas para segurar o concreto novo pregando sarrafos na borda do concreto existente para que eles vão além da superfície antiga até a altura que você deseja para a sua nova superfície. Use um nível para certificar-se de que as bordas das placas estejam retas e, onde houver uma parede, use o nível novamente para marcar a altura uniformemente na parede como referência para quando você espalhar.

Passo 5

Despeje o concreto novo sobre o antigo. Use um sarrafo extra para nivelar o concreto novo na altura correta e, em seguida, faça o acabamento com uma desempenadeira para concreto (mecânica ou manual, dependendo da quantidade de massa). Se desejar, use a vassoura para criar um padrão escovado na superfície quando o novo concreto estiver colocado.

Mais recentes

×