Como faço para desproteger um CD protegido contra gravação?

Remover proteção contra gravação funciona com memórias flash e outros tipos de memórias externas

cd image by Rebel from Fotolia.com

CDs e DVDs são acidentalmente protegidos contra gravação quando criados. Isso é bom caso você não queira adicionar nada mais ao disco. Entretanto, será problemático caso queira. Quando o disco é protegido, toda a informação é segurada, não podendo ser alterada ou modificada, a menos que haja a desproteção primeiro. Esse processo leva menos de 30 minutos.

Desativar a Execução automática

Desativando essa opção é possível acessar arquivos sem que o CD seja executado. Para tanto, clique no menu "Iniciar", clique em "Configurações" e selecione "Painel de controle". Dê um clique duplo no ícone "Sistema". Em "Gerenciador de dispositivos", selecione CD ou DVD-ROM drive. Quando a opção CD ou DVD-ROM abrir, clique na aba "Configurações". Desmarque a opção "Execução automática" e clique em "OK". Feche a janela e reinicie o computador.

Guardando o conteúdo

Para garantir que arquivos não sejam danificados, copie-os para o computador. Clique nos arquivos que desejar copiar e aperte "Ctrl" e "C" ao mesmo tempo. Clique na área de trabalho e pressione "Ctrl" e "V" juntos. É possível copiar mais de um arquivo ao mesmo segurando "Ctrl" enquanto você clica nos arquivos.

Desabilitando a proteção contra gravação

É a parte vital do processo de desproteger o conteúdo. Abra a janela "Computador" e clique com o botão direto no drive do disco protegido. Escolha "Propriedades" na lista suspensa e selecione "Gravação". Marque o box "Ativar gravação de CD nesta unidade" e selecione "Aplicar". Clique em "Ok".

Arquivos individuais

Acesse o disco e abra qualquer arquivo. Alguns têm proteção total e outros em cada arquivo. Se o arquivo abrir e permitir edição, pronto. Se não, vá nas propriedades do arquivo e faça-o editável.

eHow Brasil
×