Como são feitos os resistores?
resistor image by Witold Krasowski from Fotolia.com
Resistores são usados para reduzir a tensão existente em um circuito. É um dispositivo bastante simples. O centro do resistor é feito de um material que é um condutor parcial de energia eléctrica, como o carbono. O objetivo geral da resistência é reduzir a tensão de uma corrente elétrica. A tensão é reduzida ao atingir a parte do resistor que é um mau condutor.
Resistores de carbono
Um resistor de carbono é o tipo mais comum. É feito enrolando uma faixa de carbono em torno de um núcleo cerâmico. A pista de carbono é enrolada em torno do núcleo por uma máquina ou então gravada no núcleo com um dispositivo a laser. Dois fios de metal de cobre são então inseridos nas extremidades do resistor, de modo que os lados do circuito toquem os fios. O resistor é então pintado para selar o núcleo.
Resistores de filme metálico
Um resistor de filme metálico é construído de forma muito similar. O núcleo deste resistor é feito de cerâmica. Esta parte, como em todos os resistores, é feita por máquinas. Em um resistor de filme metálico, a faixa é feita a partir de um material de óxido metálico. Este tem propriedades semicondutoras, semelhantes aos do carbono. Mais uma vez condutores de cobre são inseridos nas extremidades do resistor utilizando uma máquina de prensa. Estas resistências também são pintadas para terminar o produto.
Processos
Quase todos os resistores são fabricados por máquinas. O núcleo de cerâmica é moldado e prensado mecanicamente. Os núcleos individuais são feitos para encaixar resistores de diferentes tamanhos. Os núcleos são depois "enrolados" usando uma outra máquina que envolve o material de resistência em torno do núcleo. As extremidades da ligação, que incluem tanto o fio de metal quanto uma extremidade que tem a forma de uma tampa de garrafa, são então pressionadas sobre o núcleo. Os núcleos são pintados com tinta comum para dar acabamento.
Valores de resistência
O último passo na montagem de um resistor é aplicar à unidade os valores de resistência. Isto é feito através da pintura de linhas ao redor do núcleo do resistor. Cada linha tem um valor numérico específico, que é indicada em Ohms. Por exemplo, preto é zero, marrom é um, vermelho é dois e laranja é três. As primeiras duas linhas são números simples, a terceira é chamada de multiplicador. Um resistor com uma banda marrom, uma banda vermelha e uma laranja terá, portanto, uma resistência de 12 quilo-ohms (ou 12kΩ).
Precisão e tolerância
O próximo passo consiste em aplicar a taxa de precisão do resistor. Esta é a quantidade de tolerância ou precisão que tem o resistor. Resistores de óxido metálico são mais precisos do que resistores de carbono. Eles têm uma classificação de tolerância maior e, portanto, são marcados com uma cor que indica maior tolerância. Por exemplo, uma banda de ouro tem uma precisão de +/- 5%. Bandas de prata indicam uma exatidão de +/- 5 a 10%.
Referências
Sobre o Autor
Steve Smith has published articles on a wide range of topics including cars, travel, lifestyle, business, golf, weddings and careers. His articles, features and news stories have appeared in newspapers, consumer magazines and on various websites. Smith holds a Bachelor of Arts in English and journalism from University of New Hampshire Durham.
Créditos Fotográficos
resistor image by Witold Krasowski from Fotolia.com