O que é uma ferida fechada?

••• Thinkstock/Comstock/Getty Images

A principal diferença entre uma ferida fechada e uma aberta é que na primeira, a pele não está aberta e se mantém intacta. A chance de uma ferida fechada infeccionar é bem menor.

Tipos de feridas fechadas

Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images

Existem três tipos principais de feridas fechadas; contusões, lesões por esmagamento e hematomas. Mesmo que a pele não esteja aberta, essas feridas ainda são potencialmente nocivas devido ao dano interno causado aos vasos sanguíneos, órgãos, tendões e ligamentos.

Aparência física das feridas fechadas

Image by Flickr.com, courtesy of V

Uma vez que não há sangramento externo, feridas fechadas são áreas visíveis de pele com coloração alterada. Isso ocorre quando os vasos sanguíneos internos começam a cicatrizar e o sangue represado sob a pele é reabsorvido. A coloração muda de preto para amarelo e vai voltando ao normal à medida em que a cicatrização se completa.

Tratamento

George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images

Muitas feridas fechadas pequenas necessitam de poucos cuidados ou podem ser tratadas em casa com compressas geladas feitas com panos ou toalhas, para se evitar contato direto com a pele. Isso reduzirá o inchaço e diminuirá o sangramento sob a pele. Um outro modo de reduzir ou parar o sangramento e o inchaço é elevando-se a parte do corpo afetada acima do nível do coração. Se o ferimento for muito sério, o paciente deve procurar um médico imediatamente.

Perigos

Comstock/Comstock/Getty Images

Enquanto algumas feridas fechadas cicatrizarão sem deixar sequelas, outras podem ser muito sérias. O trauma contuso pode causar danos aos tecidos profundos, órgãos internos, articulações, nervos ou músculos, sendo que ossos quebrados podem não cicatrizar adequadamente se não tratados imediatamente.

Prevenção

Image by Flickr.com, courtesy of Dave Parker

A fim de evitar feridas fechadas sérias, é aconselhável tomar precauções quando estiver em situações potenciais de risco. Alimente-se de forma saudável, incluindo na dieta muitas frutas e vegetais, pois isso favorecerá a cicatrização.

Mais recentes

×