Ferramentas para cortar placa cimentícia

••• Pixland/Pixland/Getty Images

Placas cimentícias normalmente são instalados em preparação para projetos de azulejos. São instaladas abaixo de azulejos de cozinhas ou boxes, paredes em torno de banheiras ou chuveiros e qualquer área onde não pode haver alta umidade. Você provavelmente terá que cortar a placa cimentícia durante o projeto e usar as ferramentas certas torna o processo mais fácil.

Ferramentas diversas

Use proteção para os olhos, máscara e luvas de poeira, especialmente se estiver usando uma serra circular para cortar a placa cimentícia. Você também vai precisar de uma fita métrica, lápis e um algum tipo de borda reta para transferir e tirar suas linhas de orientação para a placa cimentícia.

Serra circular

Pain de glace image by J-F Perigois from Fotolia.com

Uma serra circular, com uma lâmina abrasiva ou de diamante, fará o trabalho de corte rápido. Porém, ela cria muita poeira e você terá que usar uma máscara. Cortar a placa cimentícia com uma serra circular é difícil.

Serra de vaivém

fret-saw image by Aleksandr Ugorenkov from Fotolia.com

Algumas pessoas preferem usar uma serra de vaivém para cortar a placa cimentícia, pois é mais fácil de manusear e não cria uma grande quantidade de poeira em comparação a uma serra circular. Certifique-se de usar uma lâmina de metal dura em sua serra ao cortar uma placa cimentícia.

Ferramenta de entalhe

folding utility knife image by Christopher Dodge from Fotolia.com

Se estiver apenas fazendo cortes de borda reta, uma ferramenta de entalhe é tudo que você precisa. Uma vez que suas medidas foram transferidas para a placa cimentícia, pode-se usar uma ferramenta de entalhe com uma ponta dura de metal ou um estilete com uma lâmina nova para cortar a borda. Se usar um estilete, depois de entalhar e cortar 5 ou 6 pedaços de placa cimentícia, troque a lâmina para manter a unidade com um bom corte e afiada. Depois de entalhar a placa cimentícia várias vezes com a sua ferramenta você será capaz de tirar a placa. Uma vez retirada, a ferramenta de entalhe pode ser usada no lado de trás da placa para cortar e um estilete pode ser usado para limpar as bordas.

Furadeira

drill image by Albert Lozano from Fotolia.com

Se precisar fazer cortes para tomadas elétricas ou para um banheiro, usar uma broca deixará o trabalho mais fácil. Depois de ter transferido o contorno do seu recorte sobre a placa cimentícia, use uma broca para fazer alguns furos piloto de modo que se possa inserir a lâmina da serra para completar o corte.

Mais recentes

×