×
Loading ...

Ferramentas para trabalhar com metal em pequena escala

Seja fabricando peças de precisão ou gravando padrões intricados em joias, trabalhar em pequena escala requer mais do que apenas a mão leve. As ferramentas certas permitem que operadores profissionais e metalúrgicos amadores mantenham um ritmo de trabalho e nível de precisão superiores, enquanto produzem em microescala. Não importa se é para cortar, moer ou polir, a fim de obter resultados profissionais, é preciso se familiarizar com as ferramentas para trabalhar com o metal em pequena escala e escolher a ferramenta certa para o projeto.

Rebolo anexado á uma ferramenta rotativa portátil (rotary tool image by CraterValley Photo from Fotolia.com)

Ferramenta rotativa portátil

Como a furadeira elétrica comum, as ferramentas rotativas portáteis empregam um motor elétrico para girar os acessórios em movimento rotativo; porém, diferente de uma furadeira, essas ferramentas são leves e cabem na palma da mão. O corpo dessa ferramenta não é um cabo em forma de pistola, mas sim uma linha reta. Os acessórios dela são pequenos e ideais para trabalhos intricados; eles incluem rodas de corte, pontas para gravação, cilindros de lixa e discos de polimento.

Loading...

Bigorna

A bigorna utilizada para os trabalhos com metal em pequena escala se parece com uma versão em miniatura da antiquada bigorna de ferreiro. As bigornas são, essencialmente, blocos moldados de metal, sobre os quais outras peças metálicas podem ser colocadas e moldadas. Elas têm uma superfície plana e outra curvada. Pequenas peças de metal são batidas sobre a superfície plana da bigorna para serem niveladas, e sobre a superfície arredondada para ganharem curvas.

Fieira

A fieira é um pedaço plano de metal crivado de buracos com diâmetros específicos. Fios ou tubos de metal são passados através dos buracos para terem o diâmetro reduzido a dimensões específicas. Os metalúrgicos limam as extremidades dos fios parar reduzir o diâmetro, aplicam um lubrificante em um dos buracos da fieira e puxam o fio através dela com um alicate.

Dado de bola e embutidores

O dado de bola e os embutidores são utilizados para criar pequenos sulcos esféricos na superfície do metal. O dado é um bloco de metal e os embutidores são bastões metálicos. As faces do dado de bola têm sulcos feitos com precisão, os quais correspondem às extremidades dos embutidores. Os metalúrgicos colocam uma peça de metal sobre o dado e socam o embutidor no buraco correspondente.

Serra de ourives

A serra de ourives é uma ferramenta de corte manual para projetos de pequena escala. Ela se parece com uma serra de arco em miniatura, com um cabo em forma C em um dos lados e a lâmina presa entre a boca do C. Para reduzir as bordas ásperas e a formação de rebarbas durante o corte, as lâminas dessas serras são extremamente finas e têm grande quantidade de dentes por centímetro.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...