Como fazer fibra de vidro com moldes de compensado

••• colorful box image by Adrian Hillman from Fotolia.com

Os compensados podem ser utilizados como um molde para a fibra de vidro quando se necessita de um formato relativamente simples, tal como uma caixa. O molde é montado em madeira e, em seguida, a fibra de vidro é lançada dentro dele. Uma vez que a fibra de vidro tenha curado, o molde é retirado. Uma vez que o molde e o produto acabado têm formas rígidas, cuidados especiais devem ser tomados para evitar que eles se tranquem um no outro.

Passo 1

Construa um molde de parafusos de compensado e madeira. Ao construir uma caixa, seu molde começará com um fundo e quatro lados. Se for necessário usar todos os seis lados da caixa, o lado final tem de ser feito mais tarde na forma de uma folha de fibra de vidro que é cortada para se encaixar à caixa e ligado com fibra de vidro adicionais.

Passo 2

Sele o interior do molde com várias demãos de esmalte acrílico pulverizado. Isso evitará que a resina de fibra de vidro penetre na madeira porosa. Mantenha as camadas finas para evitar gotejamento e permitir que cada camada seque antes de aplicar a próxima.

Passo 3

Pincele o interior do molde com uma camada de cera em pasta para evitar que a fibra de vidro se cole. Você só precisa de uma camada microfina, portanto enxugue o excesso com uma toalha de papel. Certifique-se que não haja acúmulo deixados em cantos ou áreas em detalhe que podem afetar a qualidade do produto acabado.

Passo 4

Rasgue o conjunto de fibra de vidro em quadrados de 12,5 cm (para ajustar o tamanho do projeto). Corte a fibra de vidro em quadrados usando uma tesoura.

Passo 5

Misture uma lote de revestimento de gel e de catalisador em um balde descartável. A proporção exata de revestimento em gel para a resina estará no recipiente do produto. O gel de revestimento é grosso, então misture completamente no catalisador. Se ele não for misturado completamente, você terá áreas de goma de fibra de vidro parcialmente curados no produto já acabado.

Passo 6

Pincele uma camada de gel catalisado de um centímetro de espessura na superfície interna do molde. Certifique-se de que todos os cantos estejam completamente preenchidos e estoure as bolhas de ar que encontrar. Esta será a superfície exterior do seu molde acabado, por isso, deve ser tão perfeita quanto possível.

Passo 7

Deixe o gel de revestimento curar totalmente até que fique duro e não pegajoso ao toque.

Passo 8

Misture um lote de resina de fibra de vidro e catalisador em um novo balde.

Passo 9

Pincele uma camada de resina catalisada sobre a cobertura de gel.

Passo 10

Pressione os quadrados de fibra de vidro sobre toda a superfície interior do molde, sobrepondo-as em cerca de 0,6 cm para assegurar uma cobertura completa. Você usará os recortes nas primeiras camadas exteriores, pois são mais fáceis de lixar.

Passo 11

Aplique mais resina na camada de tapete de fibra de vidro com o pincel, saturando-o totalmente e expulsando todas as bolhas de ar aprisionadas.

Passo 12

Adicione imediatamente mais duas camadas de fibra de vidro e resina.

Passo 13

Adicione várias camadas alternadas de tecido de fibra de vidro e de recortes, usando resina após cada camada aplicada.

Passo 14

Deixe que o conjunto já terminado cure completamente.

Passo 15

Desaperte o molde e remova-o do conjunto.

Passo 16

Apare quaisquer arestas das fibra de vidro com uma ferramenta rotativa.

Passo 17

Preencha todos os furos da superfície criados por bolhas de ar com mais gel de revestimento. Lixe-os até que ficarem lisos quando o gel tiver sido curado.

Mais recentes

×