Como fazer uma flauta transversal chinesa

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A flauta transversal chinesa, ou "dizi", como é conhecida, é um instrumento popular normalmente feito de bambu. Porém, praticamente qualquer madeira pode ser esculpida para fazer este instrumento popular e fácil de se fazer. Eventualmente, pedras, como o jade, são utilizadas. A dizi é muito ouvida na música clássica chinesa e é diferente das flautas ocidentais por conter um furo coberto por uma membrana, o que proporciona um timbre parecido com um zumbido ao som do instrumento.

Passo 1

Faça um ponto a aproximadamente 9 cm do fim do tubo. Como a dizi é uma flauta transversal, é importante posicionar e furar a abertura do sopro no lugar certo.

Passo 2

Marque um furo a 5 cm da abertura do sopro. Este furo deve ser marcado de forma precisa, pois a membrana ou o papel vegetal será preso na abertura para criar o som característico da dizi. Faça um furo de 5 mm de diâmetro e lixe bem. Prenda a membrana sobre o furo, quando terminar de polir a madeira, com a cola ou papel adesivo.

Passo 3

Marque um ponto a 6,35 cm do furo com a membrana. Em uma linha reta ao longo da flauta, faça um furo de 4 mm a cada 2,5 cm, até que você tenha seis furos de dedilhado. É crucial que os furos sejam feitos em uma linha perfeitamente reta, caso contrário o dedilhar será afetado.

Passo 4

Lixe a flauta e todos os furos para deixar a peça a mais lisa possível. Dependendo da largura e diâmetro do tubo, é possível fazer os furos ao longo do instrumento com diâmetro maior.

Passo 5

Lave e seque a flauta completamente, de preferência até 48 horas antes de tocá-la ou decorá-la. Decore sua flauta da maneira que desejar; desenhos chineses são o tema mais popular.

Mais recentes

×