×
Loading ...

Como fazer um fluxograma no programa "Pages"

Os fluxogramas são excelentes maneiras de comunicar graficamente uma ideia ou conceito. Use um diagrama para mostrar as conexões entre suas ideias ou definir a organização da sua empresa. O programa "Pages" da Apple não contém uma ferramenta automática de fluxograma, mas você pode criar um facilmente usando as ferramentas de formas. Antes de começar, certifique-se de que já elaborou a hierarquia de como os conceitos ficarão relacionados.

Instruções

Os fluxogramas são uma forma rápida de entender um conceito (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Abra o programa "Pages" e crie um novo documento em "Page Layout". Certifique-se de não escolher um documento de "Word Processing" (processamento de texto). Selecione a orientação paisagem ("landscape"), se funcionar melhor para seu fluxograma.

    Loading...
  2. Clique na ferramenta de formas ("Shapes") na barra de ferramentas, deslize a forma de caixa e clique.

  3. Clique na caixa verde que irá aparecer em seu documento e coloque o texto. Se quiser mudar a formatação do texto, selecione-o clicando e arrastando sobre ele, então mude o formato na barra de formatação.

  4. Clique no item de inspecionar ("Inspector") na barra principal para mostrar a janela de inspeção, caso ainda não esteja aberta.

  5. Clique na imagem do quadrado e do círculo na janela de inspeção, conhecido como botão de inspecionar gráficos ("Graphic Inspector").

  6. Localize a caixa verde sob o preenchimento de cor ("Color Fill") no inspetor gráfico. Clique na caixa para mudar a cor do preenchimento da forma e, se você quiser mudar a cor da borda, mude a configuração da linha ("Stroke"), na mesma janela. Dimensione a caixa, pressionando na borda e arrastando para mudá-la de tamanho, se necessário.

  7. Selecione a caixa de texto clicando na borda. Depois, clique em editar ("Edit") na barra de menu e deslize para duplicar ("Duplicate").

  8. Mova a nova caixa de texto para a localização apropriada no fluxograma, clicando e arrastando a borda. Clique duas vezes dentro do texto destacado e escreva o novo texto para essa caixa. Continue duplicando e editando as caixas, até ter criado todas que precisar para o diagrama.

  9. Segure a tecla "Shift" do teclado e clique nas bordas das caixas que você quer conectar. Clique no menu de inserir ("Insert") na barra e selecione a linha de conexão ("Connection Line"). Continue a criar linhas de conexão até que seu diagrama pareça com o que tinha pensado.

Loading...

Dicas

  • Se você precisar mover as caixas depois que as linhas forem criadas, as linhas ficarão intactas.

Aviso

  • Se não tiver mais espaço na página, você provavelmente precisará diminuir o tamanho da fonte usada nas caixas. Pressione as bordas das caixas e arraste para diminuí-las.

Referências

Loading ...
Loading ...