Como fazer um fluxograma no programa "Pages"

••• Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Os fluxogramas são excelentes maneiras de comunicar graficamente uma ideia ou conceito. Use um diagrama para mostrar as conexões entre suas ideias ou definir a organização da sua empresa. O programa "Pages" da Apple não contém uma ferramenta automática de fluxograma, mas você pode criar um facilmente usando as ferramentas de formas. Antes de começar, certifique-se de que já elaborou a hierarquia de como os conceitos ficarão relacionados.

Passo 1

Abra o programa "Pages" e crie um novo documento em "Page Layout". Certifique-se de não escolher um documento de "Word Processing" (processamento de texto). Selecione a orientação paisagem ("landscape"), se funcionar melhor para seu fluxograma.

Passo 2

Clique na ferramenta de formas ("Shapes") na barra de ferramentas, deslize a forma de caixa e clique.

Passo 3

Clique na caixa verde que irá aparecer em seu documento e coloque o texto. Se quiser mudar a formatação do texto, selecione-o clicando e arrastando sobre ele, então mude o formato na barra de formatação.

Passo 4

Clique no item de inspecionar ("Inspector") na barra principal para mostrar a janela de inspeção, caso ainda não esteja aberta.

Passo 5

Clique na imagem do quadrado e do círculo na janela de inspeção, conhecido como botão de inspecionar gráficos ("Graphic Inspector").

Passo 6

Localize a caixa verde sob o preenchimento de cor ("Color Fill") no inspetor gráfico. Clique na caixa para mudar a cor do preenchimento da forma e, se você quiser mudar a cor da borda, mude a configuração da linha ("Stroke"), na mesma janela. Dimensione a caixa, pressionando na borda e arrastando para mudá-la de tamanho, se necessário.

Passo 7

Selecione a caixa de texto clicando na borda. Depois, clique em editar ("Edit") na barra de menu e deslize para duplicar ("Duplicate").

Passo 8

Mova a nova caixa de texto para a localização apropriada no fluxograma, clicando e arrastando a borda. Clique duas vezes dentro do texto destacado e escreva o novo texto para essa caixa. Continue duplicando e editando as caixas, até ter criado todas que precisar para o diagrama.

Passo 9

Segure a tecla "Shift" do teclado e clique nas bordas das caixas que você quer conectar. Clique no menu de inserir ("Insert") na barra e selecione a linha de conexão ("Connection Line"). Continue a criar linhas de conexão até que seu diagrama pareça com o que tinha pensado.

Mais recentes

×