Como formatar um pen drive protegido contra gravação

••• Paul Tearle/Stockbyte/Getty Images

A proteção contra escrita é um recurso de segurança que impede que dados em mídias removíveis — como um pen drive — sejam apagados, substituídos ou alterados. Ela pode ser muito útil, mas também um pouco incômoda, quando você precisar removê-la. Esse procedimento pode ser aplicado por uma ou mais fontes — como através do registro do computador ou pelo próprio pen drive. Para remover a proteção contra gravação de um pen drive é necessário verificar todas as fontes possíveis que possam ter criado essa proteção.

Passo 1

Desligue o recurso físico de proteção contra gravação, que pode ser um botão no próprio pen drive. Localize-o e desative-o.

Passo 2

Certifique-se que o pen drive não esteja configurado para o modo "Somente leitura" no seu computador. Selecione "Computador" no menu Iniciar do Windows, e clique com o botão direito no ícone do drive. Selecione "Propriedades" no menu que aparecerá. Se a opção "Somente leitura" estiver selecionada, remova a seleção.

Passo 3

Remova qualquer software do fabricante instalado no pen drive. Abra o programa, localize a opção de remoção e desinstale o programa. Se o software do pen drive não incluir uma opção de remoção, visite o site do dispositivo para instruções sobre a exclusão do mesmo.

Passo 4

Volte para o menu "Computador". Clique com o botão direito no pen drive, e selecione "Formatar" no menu que aparece. No menu de formatação, remova a seleção "Formatação rápida" (se estiver selecionada), e clique em "Iniciar". Confirme a sua decisão na mensagem que aparecer.

Mais recentes

×