Formatos de áudio AAC, DTS e AC3

theater image by Luisafer from Fotolia.com
A tecnologia digital torna possível a manipulação de dados. Com o software adequado e algum tratamento, você pode melhorar o som de um arquivo de áudio digital. O Advanced Audio Coding (AAC), o Digital Theater System (DTS) e o Audio Coding 3 (AC3) utilizam diferentes tecnologias para codificar os dados e melhorar a qualidade sonora de um arquivo digital. Apesar de o ouvido humano não ser capaz de perceber as diferenças mínimas que existem entre esses formatos, os audiófilos geralmente são fiéis a apenas um deles.
AAC
A compressão de arquivos de áudio digital reduz seu tamanho para serem transportados e guardados, mas se o método correto não for aplicado pode acabar causando perda de qualidade sonora. O AAC, que é uma parte do padrão MPEG-4, gera arquivos de áudio digital pequenos, sendo preciso apenas 128 kilobits por segundo (kbps) para gerar arquivos com a mesma qualidade de um MP3 com 256 kbps. Isso dá ao AAC a vantagem de armazenar mais dados utilizando menos espaço e preservando a qualidade sonora. Esse formato produz frequências de 8 a 96 kilohertz (kHz).
DTS
O DTS utiliza dados digitais para gravar e reproduzir uma faixa sonora. A Digital Theater Systems Inc. criou esse sistema para a melhora das trilhas sonoras em teatros e cinemas. A tecnologia DTS permite a utilização de seis canais (conhecidos como 5.1) e faz uso de áudio digital de 20 bits, ao invés do padrão de 16 bits, mas usando o mesmo espaço em disco. Assim, o DTS armazena o som sem que seja preciso manipulá-lo muito.
Tipos de DTS
A DTS compete com outros laboratórios de áudio, como a Dolby Labs. Alguns dos seus formatos específicos são: DTS 70 mm, criado especificamente para sistemas de áudio de salas de cinema; Neo, um formato que converte áudio estéreo para 5.1 ou 6.1 canais; e Neo X, que converte arquivos de 5.1, 6.1 ou 7.1 canais para faixas de áudio de 11.1 canais.
AC3
A Dolby Digital criou o AC3 como um formato para arquivos de som surround utilizados em DVDs. Esse formato possui um bit rate total de 384 kbps e suporta taxas de amostra de até 48 kHz. Para reproduzir completamente o efeito de uma faixa AC3, é preciso utilizar um sistema de som amplificado compatível com Dolby Digital.
Referências
Sobre o Autor
Since 1992 Matt McGew has provided content for on and offline businesses and publications. Previous work has appeared in the "Los Angeles Times," Travelocity and "GQ Magazine." McGew specializes in search engine optimization and has a Master of Arts in journalism from New York University.
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