Mais Artigos
- Quais ingredientes as plantas precisam para realizar a fotossíntese
- Quais são os três elementos necessários para que a fotossíntese ocorra?
- Como o suco de limão conduz eletricidade e acende uma lâmpada?
- Quais são os três gases mais abundantes na atmosfera terrestre?
- Por que a água é importante para a fotossíntese?
A fotossíntese é um processo endergônico ou exergônico?
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
A fotossíntese é classificada como um processo endergônico. Ou seja, ela usa energia para obter energia e, ao fazê-lo, compostos orgânicos são produzidos anaerobicamente. Para conseguir realizar a fotossíntese, as plantas precisam receber luz solar, água, dióxido de carbono e clorofila através de um processo endergônico.
Processo endergônico
"Endergônico" significa que a energia é absorvida através de uma fonte externa. Uma vez que as plantas absorvem energia, água, dióxido de carbono e clorofila para iniciar o processo, a fotossíntese é considerada endergônica. Nela, são formadas ligações entre as moléculas que transportam energia. Essas moléculas obtém energia através do sol e transportam-na por toda a planta.
Processo exergônico
Um processo exergônico libera energia. Ao fazê-lo, aquilo que o cerca receberá a energia. Um exemplo disso é uma bola, rolando morro abaixo. De acordo com a Segunda Lei da Termodinâmica (a energia aumentará com o tempo) ela continuará rolando, produzindo energia útil que, se não houver interrupções, continuará sendo produzida.
Energia
A energia em si é a capacidade de realizar um trabalho. O principal componente da fotossíntese é a luz solar, que é transportada através da planta por elétrons. Eles, por sua vez, são alimentados por energia química, reposicionando-se para formar CO2. Para contrabalançar a entropia (energia não disponível) durante a fotossíntese, a energia do sol se faz necessária.
Fontes de energia para a fotossíntese
Para realizar a fotossíntese, a luz solar não é a única fonte de energia necessária. A água, o dióxido de carbono e a clorofila também são importantes para o processo. Ao usar todos esses quatro meios de energia natural, será formato o alimento da planta, na forma de açúcares e oxigênio.
Moléculas que transportam energia
Os dois transportadores de elétrons (intermediários que transformam energia, através da fotossíntese, em dióxido de carbono) mais comuns são: dinucleótido de nicotinamida e adenina (NAD+) e dinucleótido de flavina e adenina (FAD). Eles são essenciais para o processo endergônico, no qual são os "mensageiros" responsáveis por transportar as fontes de energia absorvida por toda a planta.
Sobre o Autor
Originally from Scottsdale, Ariz., Alexis Kezirian is pursuing a Bachelor of Science in biology at the University of British Columbia in Vancouver, Canada. Her articles have appeared in "azTeen Magazine," among other publications.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images