A diferença entre turbinas a vapor e a gás

Os motores a jato utilizam um tipo de turbina a gás

Kim Steele/Photodisc/Getty Images

Existem diversos tipos de turbina no mercado, como turbinas nucleares, a gás e a vapor. As turbinas a gás e a vapor são ligadas a calor, o qual pode ser produzido de diferentes formas. A turbina a vapor foi inventada muito antes da a gás.

Turbinas a vapor

Turbinas a vapor geram energia a partir da água aquecida em uma caldeira. A água é aquecida até virar vapor, o qual se expande. O vapor a alta pressão faz com que as lâminas da turbina girem em um gerador, criando eletricidade. O vapor é condensado novamente em água e volta para a caldeira para ser reaquecido.

Turbinas a gás

As turbinas a gás são mais conhecidas por sua utilização em aviões. O ar entra em um compressor e flui para uma câmara de combustão. Lá, o ar se mistura com um gás e a ignição é realizada, criando uma descarga de alta pressão cuja expansão liga a turbina e o compressor de ar.

Combustíveis

A maior diferença entre a turbina a vapor e a gás é o combustível utilizado por cada uma. As turbinas a vapor utilizam água, mas as a gás podem utilizar diferentes gases: natural, gasolina, propano, diesel e querosene. O vapor da água pode ser reciclado na caldeira, enquanto as emissões do gás podem ser reutilizadas, mas não com o mesmo propósito.

Ciclos

Outra grande diferença entre turbinas a gás e a vapor é o tipo de ciclo utilizado por cada uma. A turbina a vapor utiliza o ciclo de Rankine como ciclo termodinâmico, enquanto a turbina a gás utiliza o ciclo de Brayton. O ciclo de Rankine basicamente converte o calor em trabalho. O ciclo de Brayton consiste em ar sento injetado em um motor, o qual é ignizado com um combustível.

eHow Brasil
×