Como fazer fumaça sair de vulcão caseiro

••• Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Um vulcão é uma ruptura na crosta terrestre que causa explosões ou vazamentos de rocha derretida do interior da terra para a superfície. Apesar de incluir formações submarinas, a forma mais familiar de vulcão à maioria das pessoas é a de montanha cônica com uma cratera protuberante onde deveria ser o pico. Vulcões caseiros são populares em feiras de ciências escolares, onde os alunos adicionam vinagre a bicarbonato de sódio, que juntos borbulham e simulam a erupção. Mais do que simular uma erupção de lava, você pode simular uma nuvem piroclástica de fumaça superaquecida e cinzas da boca do vulcão.

Como fazer fumaça sair de um vulcão caseiro.

Passo 1

Ponha seu vulcão caseiro em uma superfície firme e reta, como concreto. Coloque uma camada de argila no fundo da abertura central do vulcão, onde você misturaria o bicarbonato de sódio ao vinagre. Isso criará um lacre que prevenirá que os gases do gelo seco vazem pelo fundo e pelos lados do vulcão. Insira no topo um recipiente cilíndrico que comporte meio litro de água, e cubra a borda com argila.

Passo 2

Ferva meio litro de água em uma panela e retire-a do fogo logo que começar a borbulhar, para não perder água na evaporação. Encha a jarra com a água e tampe-a com plástico para o calor não escapar. Leve a jarra diretamente ao vulcão e despeje a água no recipiente cilíndrico.

Passo 3

Pegue três pedaços de gelo seco com as luvas de borracha. Se quiser um efeito maior, derrube alguns cubos a mais, mas cinco no máximo para esse volume de água. Derrube os cubos de gelo seco na água quente e se afaste. O gelo seco, que é a forma congelada de dióxido de carbono, reagirá com a água e sublimará, indo do estado sólido diretamente ao gasoso. O vapor em forma de fumaça escorrerá por todos os lados do vulcão por alguns minutos.

Mais recentes

×