×
Loading ...

Qual é a função da cápsula fibrosa?

O termo médico ou veterinário "cápsula fibrosa" refere-se a uma camada externa que rodeia a cápsula articular sobre uma junção sinovial ou à membrana resiliente e externa que recobre certos órgãos como o fígado e os rins. Em todos os casos, a finalidade da cápsula fibrosa é fornecer apoio e proteção para o órgão ou articulação que envolve.

Qual é a função da cápsula fibrosa? (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Informações sobre articulações

Articulações sinoviais permitem que uma pessoa ou animal dobre suas pernas e flexione as costas. As ligações entre as vértebras e a junção da pélvis e vértebras são também incluídas como articulações sinoviais. Essas juntas são compostas por duas extremidades ósseas, cobertas por uma cartilagem articular resistente e macia. Essa cartilagem permite o movimento sem atrito. A estabilidade de cada articulação é mantida por uma cápsula fibrosa. Essa cápsula se liga aos ossos e ligamentos colaterais, que se conectam aos lados da articulação, dando estabilidade a toda a estrutura.

Loading...

Estabilizando articulações

A cápsula fibrosa, em conjunto com a membrana sinovial, é parte da cápsula da articulação. Ela é essencial para o funcionamento ideal das articulações sinoviais e limita o movimento desnecessário, proporcionando estabilidade ao conjunto. Cápsulas fibrosas são compostas por tecido conjuntivo fibroso, espesso, que forma uma manga de proteção em torno da articulação. Ela é ligada aos ossos que constituem a articulação sinovial em zonas específicas. Além disso, é encontrada em diferentes espessuras, dependendo da quantidade de tensão ao qual é exposta. Essas cápsulas podem incorporar tendões em articulações específicas.

Informações sobre membranas externas

Os órgãos internos, incluindo o fígado e os rins, são cercados e protegidos de infecções e trauma físicos por uma cápsula fibrosa. As cápsulas fibrosas envolvem e prestam apoio e proteção física a todos os órgãos internos. Através dessa proteção, os seres humanos e os animais podem ser altamente ativos ao correr e saltar sem ruptura ou exposição dos órgãos internos a trauma físico.

Papel no funcionamento dos órgãos internos

A função da cápsula fibrosa, que envolve os vários órgãos internos, é a mesma para cada um dos órgãos individuais ou pares de órgãos. No caso dos rins, por exemplo, essa forte cápsula é constituída por tecido conjuntivo e firmemente contém cada um dos dois órgãos. Ela oferece suporte para o tecido renal interno. Tal como acontece com cada órgão interno, o rim desempenha uma função única e totalmente indispensável. No caso dele, essa função é a de remover os resíduos do corpo e filtrar o sangue. Eles são capazes de funcionar continuamente através da proteção fornecida pela cápsula fibrosa.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...