Estrutura masculina e feminina do lírio
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
As flores, como outros organismos na Terra, contêm partes reprodutivas que permitem a propagação da espécie. Algumas delas, como o lírio, são consideradas flores perfeitas pelos botânicos.
O que é uma flor perfeita?
Uma flor perfeita contém órgãos reprodutivos masculinos e femininos no mesmo espécime. Os lírios são um exemplo.
Órgãos reprodutivos masculinos
Os órgãos reprodutivos masculinos de uma flor são conhecidos como filete e antera. A antera é um saco que contém o pólen da flor e fica preso em uma estrutura em forma de fio chamada de filete. Cada lírio contém várias combinações de filete e antera, conhecidos como estames.
Órgãos reprodutivos femininos
Os órgãos reprodutivos femininos estão tipicamente localizados no centro da flor. Eles consistem de estigma, estilete e ovário, que juntos formam o pistilo. O ovário, localizado no fundo do pistilo, contém o óvulo. O estilete é uma haste longa no meio da estrutura do pistilo. Na ponta oposta do estilete fica o estigma, em cima do ovário.
Polinização
Os lírios são fertilizados através de um processo conhecido como polinização. Os grãos de pólen da antera pousam no estigma. O pólen então se funde com o óvulo para completar a fertilização. Geralmente, abelhas e insetos ajudam a mover o pólen da antera para o estigma.
Referências
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images