×
Loading ...

A função VBA Soma

Aprenda a usar a função VBA Soma lendo sobre seu propósito e sintaxe, e escrevendo um programa curto que utilize essa função. A soma funciona no VBA da mesma forma que no Excel — ela soma dois ou mais números e retorna o resultado. Usar a função Soma no VBA lhe dá a opção de enviar o resultado para uma célula de uma planilha, arquivo, uma MsgBox ou até outro aplicativo, como um banco de dados.

A função soma do VBA é derivada do Excel, funcionando da mesma forma (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Propósito

A função Soma soma dois ou mais números e retorna o resultado, que é outro número. A Soma é uma das muitas fórmulas do Excel que você pode usar nos programas do VBA. Essas fórmulas, que o Excel exibe sob a guia "Fórmulas", estão disponíveis no VBA através da propriedade WorksheetFunctions (Funções de planilha) no objeto Application (Aplicativo), que representa o Excel. A sintaxe da soma requer o nome da função, um parentese de abertura e então a lista de argumentos. Você fornece essa lista, que consiste de todos os números que deseja somar. Separe cada número com uma vírgula e indique o fim da lista de números digitando um parentese de fechamento.

Loading...

Programa exemplo

Aprenda a usar a função VBA Soma incluindo-a em um programa curto. Comece a escrever o programa abrindo o ambiente de desenvolvimento VBA. Clique na guia "Desenvolvedor" do Excel e então clique no botão "Visual Basic" para abrir o ambiente. Abra uma janela para inserir as declarações VBA clicando duas vezes no item "This Workbook" (Este trabalho) no painel esquerdo do ambiente. Digite o contorno ou subrotina que rodará a função Soma. Você pode digitar "sub sumAlgumacoisa", por exemplo, para definir o início da subrotina. Digite "End sub" na linha seguinte para indicar o fim da subrotina.

Obtendo dados

Forneça os dados que seu programa precisará para rodar usando a InputBox (Caixa de entrada) do VBA, que requisita que o usuário insira dados e passe-os para o seu programa. Digite as frases mostradas abaixo para inserir a InputBox no seu programa VBA. Essas frases definem variáveis que receberão os números que o usuário do programa deseja somar, pede esses números ao usuário e os insere nas variáveis N1 e N2.

Dim N1, N2, resultado N1 = InputBox("Por favor, digite o primeiro número que deseja somar.") N2 = InputBox("Por favor, digite o segundo número que deseja somar.")

Somando

Insira a fórmula de soma no programa VBA digitando o nome "WorksheetFunction" seguida de um ponto. Quando você digita esse ponto, o VBA exibirá uma lista de funções de planilha que você pode inserir no programa. Clique no item "Soma" da lista para inserir a fórmula no programa. A linha da soma deve ficar assim:

resultado = WorksheetFunction.Soma(N1, N2)

Note a variável "resultado" nessa frase. Certifique-se de tê-la declarado em uma frase iniciada com Dim, junto com as variáveis N1 e N2.

Saída

Insira uma linha de saída que retorne o resultado da fórmula Soma. A função MsgBox oferece uma solução rápida para exibir declarações de saída curtas. Digite essa declaração no seu programa do VBA para exibir o resultado da fórmula Soma conforme segue:

Msgbox: "A soma dos números que você informou é " & resultado.

Executar o programa

Rode o seu programa de soma em VBA clicando uma das frases e então clicando no comando "Run" (Executar) no menu de mesmo nome. Responda às requisições do programa digitando os dois números. Ele rodará a fórmula da soma com esses números e retornará o resultado com a MsgBox.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...